Militares afirmam que ele resistiu à prisão. Vídeo mostra policial desferindo chutes, mas PM diz que usou força moderada

Um foragido da Justiça foi preso na tarde de terça-feira (2) no bairro Satélite, em João Monlevade. A corporação foi informada sobre a existência de um mandado de prisão contra o presidiário fugitivo, de 39 anos, que não teve o nome divulgado. Segundo a PM, ele recebeu permissão para trabalhar fora do presídio da cidade, onde estava detido roubo, furto e vias de fato, mas não retornava à casa de detenção desde 9 de março.

Logo, relata a síntese da ocorrência, os militares organizaram uma operação para recapturar o foragido, desencadeada por volta das 15h40. Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais causou repercussão e mostra parte da ação. Conforme a PM, o fugitivo tentou escapar quando viu os policiais, que o perseguiram. Segundo a polícia, ele invadiu residências, refugiando-se no segundo piso de uma casa, que aparentemente está em obras. Os agentes cercaram e entraram no imóvel.

Prisão

Ainda segundo a PM, o fugitivo resistiu à ordem de parada, desobedecendo à determinação de que ficasse em posição de busca pessoal. No vídeo, não é possível ver o homem e o militar a partir deste momento. Eles iniciam uma luta e caem atrás de uma parede.

A Polícia Militar informa no Boletim de Ocorrências que o militar procura imobilizá-lo, mas o homem tenta roubar a arma do policial. Nas imagens seguintes, um segundo agente chega e o vídeo mostra-o desferindo golpes, aparentemente, chutes no fugitivo que estaria no chão. Conforme a corporação, a ação desse segundo policial possibilitou a captura do foragido.

Ao fim, os PMs prenderam o fugitivo. Os policiais envolvidos e o infrator foram encaminhados ao Hospital Margarida devido aos ferimentos provocados pela luta corporal. Depois, a corporação enviou o preso à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Reprodução