A Polícia Militar em João Monlevade e outros novos municípios está sob novo comando. Em cerimônia realizada na tarde dessa quinta-feira (20), o tenente-coronel Edivaldo Ramos Fernandes passou a chefia da 17ª Companhia Independente ao major Rodrigo Ferreira de Oliveira, de 47 anos. À solenidade, compareceram várias autoridades políticas, econômicas, sociais e militares, como o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), e o coronel Márcio Roberto de Sousa, comandante da 12ª Região de Polícia Militar, à qual a 17ª Companhia Independente está subordinada.
Em 20 anos de trabalho na Polícia Militar, essa é a primeira unidade chefiada pelo major Rodrigo Ferreira de Oliveira. Natural de Manhuaçu, ele serviu sete anos no Exército, em Juiz de Fora, antes de ingressar na força estadual como aspirante-a-oficial. Ao longo da carreira, foi comandante de companhia e de pelotão, chefe de seção e subcomandante de unidade, em cidades do sul mineiro, como Varginha e Campos Gerais.
O novo chefe elogiou a região que agora policiará, classificando-a como próspera e de muitos empregos. Ele enfatizou o fomento de uma parceria com a comunidade e o diálogo entre todas as autoridades e órgãos em prol da segurança pública, buscando soluções em conjunto. O major Oliveira prometeu empenho em seu posto: “deixo cristalino meu compromisso em [me] dedicar com lealdade ao comando da instituição […]. Compromisso que se estende aos demais policiais militares da unidade, que podem contar com esse comandante para prestar um excelente serviço de segurança pública no município e nos demais da unidade”. Ele ainda mencionou a integração com as demais forças de segurança pela proteção e liberdade do cidadão.
Já o tenente-coronel Edivaldo Fernandes, que é monlevadense, assume o Estado-Maior da 12ª Região de Polícia Militar, sediada em Ipatinga. Ele ficará responsável pela seção de saúde, pelo Colégio Tiradentes de Ipatinga e pelo setor de formação de soldados e sargentos. Em seu discurso de despedida, ele relembrou a missão recebida de manter os baixos índices de violência na região. O tenente-coronel Fernandes destacou a criação da Patrulha Preventiva à Violência Doméstica (PPVD) e do Posto Orgânico de Abastecimento. Ele também citou a obtenção de viaturas e de melhores conexões à Internet, além do início dos trâmites para aquisição de armamento de última geração.
A 17ª Companhia Independente é composta pelos municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Alvinópolis, Nova Era, São Domingos do Prata, Dionísio, Dom Silvério, São José do Goiabal e Sem-Peixe.