O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anunciou nesta quarta-feira (24) a abertura de um posto avançado em João Monlevade. Os atendimentos começam na próxima segunda-feira (29), aniversário de 60 anos do município, mesmo dia da inauguração da unidade, às 10 horas. Ela ficará instalada na rua Castanheira, 492, no bairro Sion, uma localização considerada estratégica pela corporação.
Os bombeiros desempenham várias atividades, como a coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas e salvamentos, entre muitas outras. Inicialmente, o posto avançado terá o comando do tenente Anderson Ferreira, que também chefia a unidade de São Gonçalo do Rio Abaixo e acumula 30 anos de serviços prestados aos Bombeiros Militares. Segundo ele, serão oito bombeiros até junho, e a partir de 13 de julho, o time terá 18 militares.
As tratativas pelo Corpo de Bombeiros Militar na cidade duraram quase uma década, com várias reuniões, negociações e visitas, que envolveram membros da força e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Há 15 dias, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), tratara sobre a vinda dos Bombeiros Militares em entrevista ao A Notícia. O quartel é uma demanda antiga da comunidade, engrossada nos episódios de desastres, como acidentes de trânsito, queimadas florestais, enchentes e incêndios.