Movimentações
Continuam as movimentações partidárias para as eleições de 2024. Os vereadores atuais, de olho na reeleição, mudam de partidos aproveitando a janela partidária. O parlamentar Marquinho Dornelas, que se elegeu pelo PDT, irá para o Republicanos, mesma legenda para a qual mudou Gustavo Maciel e que já abriga Leles Pontes.
“Os ex”
Ex-vereadores também são pré-candidatos e querem voltar ao cargo nas eleições de outubro. Lelê do Fraga se filiou ao Republicanos e Guilherme Nasser ao Podemos. Fora da política nesta legislatura, Sinval Dias deve ir para o PL e se anuncia como pré-candidato. Outros ex também são cotados para voltar, como Toninho Eletricista e Zé Lascado. Será que ainda têm o mesmo prestígio do passado?
Mulheres
Em 24 de fevereiro deste ano, o direito ao voto feminino no Brasil completou 92 anos. Ainda assim, a presença de mulheres na política continua sendo desafio. Mesmo com os direitos políticos, ainda temos um percentual baixo de mulheres, sobretudo, no parlamento. A Câmara de Vereadores de João Monlevade, por exemplo, não tem uma mulher desde 2016. Será que nas eleições deste ano, essa representatividade vai mudar?
Conceição
Única mulher cotada como pré-candidata à Prefeitura e com um partido nas mãos, o PDT, Conceição Winter, segundo fontes, está decidida a disputar as eleições. O desafio é formar uma chapa consistente a vereador e garantir apoio suficiente para as eleições municipais.
Pré-candidatas
As secretárias municipais de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, e de Trabalho Social, Marinete da Silva Morais, têm seus nomes cotados como pré-candidatas ao pleito deste ano. Além de mais mulheres na política, cada partido ou federação deve ter, ao menos, 30% delas na composição partidária. O prazo final para filiações é o dia 5 de abril.
Coreto
O Coreto da Praça 7, que deveria ser um espaço de lazer, cultura, descanso e entretenimento em Monlevade, está sendo usado, mais uma vez, como abrigo de populares em situação de rua. Algo precisa ser feito por eles e pelo centro da cidade.
Abandono
O abandono de animais é crime e, em Monlevade, vários cães e gatos são deixados a esmo por seus tutores. O ato, além de criminoso, é um absurdo. Voluntários denunciam a situação e fica o alerta: a adoção de animais é nobre, mas o abandono deles é desprezível. Quem adotar, que o faça por amor.
Mutirões
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recolheu 12 caminhões de entulho durante o mutirão de combate à dengue, realizado no último sábado. A atividade, que ocorreu no bairro Santa Bárbara, foi adotada pela administração atual desde o início do ano para diminuir os focos de dengue nos bairros com maior incidência da doença. Esse é o quinto mutirão realizado pela Prefeitura. Além do bairro Santa Bárbara, já foram alvos da ação as comunidades do Sion, Teresópolis, Rosário, Santa Cruz e Amazonas. Ao todo foram recolhidos 29 caminhões de entulho nos mutirões.
Dengue
Estudos apontam que 80% dos focos de dengue estão nas residências. Portanto, a responsabilidade de eliminar os focos é de cada cidadão e cidadã. Não adianta só a Prefeitura fazer a parte dela. Os governos têm a sua responsabilidade, claro. Mas as pessoas têm também a sua parcela. Enquanto isso não ficar claro, a vitória será da doença.
Declínio
A secretária de Saúde de João Monlevade, Raquel Drumond, apresentou dados que mostram que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aparentam um tímido recuo. No dia 11 de março, houve 549 atendimentos por arboviroses na rede pública do município, e no dia 18, foram 539 atendimentos. Desde então, o máximo ficou em 401, no dia 21 de março, chegando a 362 no dia 22. Luz no fim do túnel.
Perspectivas
A perspectiva é que, com o avanço do outono e o fim da estação chuvosa, a dengue e a chikungunya refluam, voltando os padrões anteriores ao surto. No entanto, os cuidados precisam ser redobrados para exterminar o Aedes aegypti. Até porque a chegada do inverno traz as síndromes respiratórias, como a gripe, a Covid-19 e os resfriados. E a cidade anda numa imundície de corar!
Informatização
A Secretaria de Saúde aposta na informatização para melhorar o atendimento. A expectativa é que, com prontuários e documentos transmitidos por computadores, sejam eliminados os exames em duplicidade, e o acesso aos procedimentos seja facilitado. O processo está avançando. Aguardemos os resultados.