A Polícia Civil informa que o número de golpes aumentou cerca de 34% em Monlevade no ano passado. A situação acende um alerta: dinheiro fácil, não existe, quando se é fácil demais, prudência deve vir em primeiro lugar. Se um produto, seja carro, imóvel, celular, etc, for anunciado com preços bem abaixo do mercado, desconfie, pode ser golpe.
Além disso, os criminosos usam de várias artimanhas para atrair as vítimas. São cada vez mais comuns os casos em que os golpistas que recorrem à tecnologia de informação para cometer crimes, principalmente, na internet. A dica é pesquisar sempre sobre um site antes de efetuar a compra para ver a opinião de outros clientes. Vale também acessar sites especializados para verificar se há reclamações referentes às empresas que anunciam os produtos.
Os criminosos costumam recorrer a e-mails, aplicativos de mensagens e redes sociais, fingindo ser de instituições confiáveis e/ou conhecidas, na tentativa de roubar informações (a serem usadas em outros golpes) e até dinheiro. Da mesma maneira, também existem esquemas de pirâmides financeiras e de investimentos fraudulentos. Geralmente, com promessas de retornos extravagantes, que podem atrair investidores “desavisados”. Portanto, todo cuidado é pouco. Os bandidos não têm limites para enganar e roubar seu dinheiro.