A partir da construção da Usina da então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM), uma cidade nasceu para abrigar os trabalhadores e um povoado começou a se desenvolver. Uma data importante e não muito celebrada na história do município é o dia 27 de dezembro de 1948. Foi nesse dia que o então governador Milton Campos assinou a Lei nº. 336, que criou o Distrito de João Monlevade.
Em 1942, começaram as obras da Igreja de São José Operário, que terminaram em 1945. Em 25 de setembro de 1948, foi criada a primeira paróquia, a de São José de Monlevade, desvinculada da Paróquia de São Miguel de Rio Piracicaba.
O primeiro Cartório Civil do então distrito foi aberto em 1949. Dois anos depois, em 1951, é fundado o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos. No ano seguinte, em 1952, com a presença do então governador de Minas, Juscelino Kubistchek, é inaugurado o Hospital Margarida.
Comissão emancipadora
Em 1958, diante do desenvolvimento local, um grupo decide formar uma Comissão Pró-Emancipação, liderados por Germin Loureiro, o Bio. Foram eles: Randolfo Moreira de Souza, José Loureiro, Alberto Pereira Lima, Wander Wanderley de Lima e Carlos Caldeira. Junto deles, colaboraram o vereador da Câmara de Rio Piracicaba, Benedito Marcelino, o padre João Batista Gomes Neto, Geraldo de Paula Santos, Antônio Loureiro Sobrinho, Gentil Bicalho, Oswaldo Silva, Olímpio Carvalho Lage, José Pedro Machado, Astolfo Linhares, Alonso Leite, Raimundo José Caldeira e Pedro José Caldeira.
Primeiro Governo
Após a emancipação em 29 de abril de 1964, Bolívar Cardoso da Silva foi nomeado intendente e instalou o primeiro Governo Municipal. O passo seguinte foi realizar as primeiras eleições. Em 5 de dezembro de 1965, foi instalada a primeira Câmara Municipal, com os vereadores eleitos: Sebastião Batista Gomes (Presidente), João Amaro Gomes (vice-presidente), Ronaldo Frade (Secretário), Acrísio Engrácio Pires, Amaro Zacarias Gorgozinho, Carlos Caldeira, Francisco Rosa Alves, Jonathas de Oliveira, José Ferreira Soares, José de Oliveira Couto, José Pedro Machado, Laudelino Antônio da Fonseca e Vicente Corrêa Domingues. Essa Câmara empossou o primeiro prefeito de João Monlevade: Wilson Alvarenga. Ele teve como vice, Josué Henrique Dias.