Júlia Emiliano Silva, de 11 anos, já tem histórico de grandes conquistas

Com apenas 11 anos, a atleta novaerense, Júlia Emiliano Silva dos Santos, conquistou seu primeiro cinturão, no Desafio Bravos de jiu-jitsu, em Belo Horizonte, no último domingo (18).   Júlia pratica o esporte há um ano e meio, já participou de 11 campeonatos, dentre esses, a Copa Vale do Aço de jiu-jitsu, Copa Leste Minas, III Open Vale do Aço, Copa Leão Dourado e o BJJ Storm, uma das maiores competições de Minas Gerais.  A jovem sagrou-se campeã em 8 competições e já recebeu duas medalhas de prata, um bronze.

Divulgação

Júlia conheceu o jiu-jitsu através do tio Demétrius Emiliano, que também pratica e é faixa marrom. Ele a levou para assistir alguns treinos e ao fazer aulas experimentais, rapidamente, se apaixonou pelo esporte. Desde então, tem se dedicado ao máximo a evoluir. Ela conta como tudo começou e do apoio fundamental dos familiares, principalmente, dos pais.  “No começo todos achavam que era apenas uma brincadeira. Até que com apenas dois meses de treinos, participei da minha primeira competição com a torcida dos meus pais, Patrícia Emiliano e Júlio César dos Santos e familiares”, diz.

Ela reitera que naquela competição, a mãe percebeu que a filha realmente levaria o jiu-jitsu a sério. “Desde então, eles seguem comigo me apoiando em tudo. E, agora estou imensamente feliz com conquista deste cinturão”, conta Júlia Emiliano.

Atleta da academia Origens Bjj, a jovem é treinada pelo professor Carlos Henrique de Oliveira Bueno, conhecido como Cacá. Hoje, Júlia participa de competições mensais e já acumula patrocinadores novaerenses que a apoiam neste sonho de seguir lutando. “O professor Carlos nos apoia muito e consegue extrair de nós o melhor para evoluir. Com isso, estamos conquistando cada vez mais vitórias”.

Para 2025, a atleta pretende participar de grandes competições como o Brasileiro de Jiu-jitsu e o Sul-americano. Para isso, conta com uma rotina de muita disciplina de treinos na academia, acompanhamento nutricional, suplementação, e em épocas de competição, os treinos na Origem BJJ são intensificados diariamente.

Divulgação

Foco

Júlia, que hoje está no 6º ano do Ensino Fundamental, alia os estudos, cursos e os compromissos com os treinos.  Focada, ela conta que os ensinamentos do jiu-jitsu como respeito, honra socialização, equilíbrio mental, raciocínio, dentre outros, servem para a vida e a ajuda nos desafios do dia-dia. A menina de 11 anos reforça que é focada em sempre buscar mais conquistas. “O meu foco é a conquista de grandes títulos nacionais e até mundiais. Estou trabalhando duro para isso, levando o nome da cidade para fora e fazendo o que mais amo: o jiu-jitsu”.