O jovem atleta monlevadense Rhyan Alcântara Souza Conceição, de 15 anos, está representando Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Handebol Escolar Sub-18, disputado em Aracaju. A competição teve início no dia 21 e segue até amanhã, 28 de fevereiro, reunindo 765 estudantes-atletas de todo o país, de 50 instituições de ensino, sendo 30 públicas e 20 privadas.
Conforme apurado, do total de participantes, 388 competem na categoria masculina e 377 na feminina. O torneio também funciona como seletiva oficial para o Campeonato Mundial Escolar de Handebol, que será realizado em abril, na Macedônia do Norte (antiga Iuguslávia, na Europa).
Rhyan estreou na competição marcando dois gols e integra a delegação mineira após ter sido aprovado, em 2025, em uma “peneirada” promovida pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), em Belo Horizonte. Depois de ser selecionado, ele se apresentou neste ano na capital mineira, onde passou a residir e a defender a Escola Sagrada Família.
A trajetória do atleta começou ainda em João Monlevade. Quando morava na cidade, Rhyan estudava na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga e iniciou no handebol durante as aulas de Educação Física, no Centro Educacional de João Monlevade. Em seguida, passou a treinar no Programa ArcelorMittal Esporte, promovido pela Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc).
Foi atuando pela Abesc que Rhyan ganhou visibilidade. Durante uma partida nos Jogos do Interior de Minas (Jimi), um olheiro acompanhou seu desempenho e o indicou para uma avaliação na capital. A oportunidade abriu as portas para a peneirada estadual, etapa decisiva para que o jovem alcançasse o cenário nacional.
O Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), e está sendo disputado em quatro praças esportivas da capital sergipana.
Filho de Ivanise Souza e Thiago Alcântara, conhecido como Jamaika, Rhyan leva o nome de João Monlevade para uma das principais competições escolares do país e segue em busca de novos desafios no handebol brasileiro e pode disputar um torneio internacional.

