Um jovem lutador monlevadense, de apenas 8 anos, busca por apoio para manter sua carreira no esporte. Segundo a mãe do garoto, Mônica dos Santos, o pequeno João Lukas Rodrigues dos Santos, é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e luta jiu-jitsu na ClanBJJ, academia da cidade dirigida pelo multicampeão John Maycon dos Santos.

No entanto, mesmo com o transtorno, o garoto  se destaca nos treinamentos e nas competições que disputa. Mônica conta que o filho começou no esporte aos 4 anos. Conforme a mãe, a prática tornou-se para ele como uma terapia ocupacional, que potencializa o seu desenvolvimento. “O jiu-jitsu permitiu que ele aprimorasse a sua coordenação motora e a sua interação social, permitindo-lhe uma qualidade de vida bastante superior”, afirma.

Sonho

Para manter o sonho vivo, a mãe de João Lukas, Mônica dos Santos, abriu uma campanha para obter patrocínios para que o menino continue competindo: “O esporte não apenas o fortalece fisicamente, mas também é uma ferramenta de inclusão social, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora e na interação com outras pessoas. É visível o quanto ele está se dedicando ao esporte e o quanto ama estar nos tatames”, afirma.

Bom resultado

No último fim de semana, João Lukas conquistou o 3º lugar na categoria Mirim 2 (faixa amarela, peso leve) no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu para crianças de 4 a 15 anos, realizado em São Paulo. Ele comemorou o resultado alcançado: “Estou muito feliz por ter conquistado essa medalha e por representar minha cidade em um campeonato tão importante. Foi uma experiência incrível e estou muito orgulhoso do meu desempenho”, afirma.

Conforme Mônica, a competição reuniu os melhores atletas de Jiu-Jitsu infantil de todo o Brasil. Ela afirma que João Lukas destacou-se não apenas por sua técnica, mas também por sua capacidade de concentração e resistência, características que o tornam um atleta promissor. “Com sua medalha de bronze, João Lukas não apenas conquistou um título importante, mas também ganhou o coração de todos que acompanham sua trajetória. Sua história é um lembrete poderoso de que o espírito esportivo e a força de vontade podem transformar vidas e inspirar comunidades inteiras”.

As empresas e empreendedores interessados em patrocinar João Lukas podem entrar em contato através do telefone de Mônica, o (31) 99320-1621, ou pelo perfil do menino no Instagram.