Há 40 anos, no dia 13 de abril de 1984, chegava às bancas de João Monlevade, a primeira edição do A Notícia. Desde então, são quatro décadas de dedicação e trabalho duro pela informação confiável na formulação das pautas que fazem a vida do Médio Piracicaba. Nessa trajetória, não faltou pioneirismo e senso de adaptação sempre que necessário.
A primeira edição chegou com páginas totalmente impressas em preto e branco. As cores tiveram uma primeira aparição em 6 de junho de 1986, dia em que a Seleção Brasileira venceu a Argélia por 1-0 pela Copa do Mundo do México daquele ano. Com faixas verdes e amarelas na capa e num anúncio da Foto Diló na última página. Nas décadas de 1980 e 1990, o jornal passou por várias reformas gráficas, sempre buscando uma diagramação mais moderna e harmônica, com textos mais espaçados, fotografia maior e possibilitando uma leitura mais ágil.
A cor chegou definitivamente em 25 de abril de 1997, inicialmente, apenas na capa e na contracapa. O jornal foi o primeiro a circular em cores na região com tiragem e circulação regular. O logotipo do jornal também passou por várias mudanças. A tarja do jornal começou azul, tornou-se vermelha, adotou apenas letras minúsculas, e chegou ao modelo atual na edição de 11 de abril de 2003, recebendo retoques em 2016.

Jornal foi o primeiro da região a circular regularmente em cores

 

Gráfica Nina

A edição que chegou às bancas em 24 de outubro de 2003 trouxe uma mudança perceptível a poucos leitores, mas crucial para o trabalho de A Notícia. A partir de então, o periódico passava a ser impresso em gráfica própria, a Editora Gráfica Nina. Antes o jornal era impresso em gráficas contratadas de várias cidades como Belo Horizonte, Governador Valadares e Juiz de Fora.
Com a Nina, o jornal passou a ter mais liberdade e mais tempo para, por exemplo, modificar uma página caso alguma informação nova ou urgente chegasse no dia do fechamento da edição.

 

Mais cadernos

Até 18 de fevereiro de 2005, o A Notícia era um semanário, que circulava sempre às sextas-feiras. No dia 22 daquele mês, chegava às bancas a primeira edição em uma terça-feira. Foram mais de dez anos com duas edições semanais, sendo a das sextas a maior e mais completa, enquanto a das terças, geralmente impressa em azul e preto, trazia a síntese do fim de semana.
No dia 4 de março daquele ano, vinha a lume a primeira edição do caderno Variedades, concebido e editado por Erivelton Braz. O suplemento trazia matérias da cena cultural, temas mais diversificadas, resumo das novelas, palavras cruzadas, turismo, crônicas, literatura, receitas e notícias sobre artistas.

 

Leitores mirins

No dia 16 de setembro de 2005, aparecia também o A Noticinha, suplemento infantil mensal, em parceria com a Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec). Quase dois anos depois, a 13 de abril de 2007, o jornal completaria 23 anos com a criação de um caderno especial para os Classificados, com destaques para matérias especiais de vendas, imóveis e negócios

 

Na rede

A edição de 11 de abril de 2003 trouxe pela primeira vez na tarja a indicação do portal e do correio eletrônico (e-mail) do A Notícia. Passo a passo, o jornal tornava-se mais integrado à rede mundial de computadores, trocando o velho www.anoticia.mixx.com.br pelo www.anoticiaregional.com.br em 30 de janeiro de 2009, com um intervalo entre 13 de abril de 2012 e 5 de junho de 2015, no qual o endereço foi o www.jornalanoticia.net.
Em 27 de janeiro de 2012, o jornal inaugurava seu perfil na rede social Facebook, que despontava como a principal plataforma de comunicação virtual, acumulando hoje cerca de 30 mil seguidores. Em 28 de novembro de 2017, nasce a conta do jornal no Instagram, que já arrebanhou 36,5 mil seguidores até o momento.

Outras mudanças

Ao longo de 40 anos, o A Notícia soube moldar-se às exigências de cada período. Em 25 de maio de 2015, por adequação ao mercado e com mais fomento ao site e redes sociais, deixa de circular a edição impressa de terça-feira, enquanto o Variedades saía das bancas na última semana daquele ano.
Desde então, o jornal concentra suas forças nas edições impressas de sexta-feira, com reportagens especiais e exclusivas, para além da cobertura cada vez mais intensa através da internet e das redes sociais. Essas trazem informação imediata e atualizada dos fatos do Médio Piracicaba.
O jornal torna-se multiplataforma, extrapolando o impresso e estando nas telas de todos, em qualquer lugar do mundo, totalmente de graça. Através das redes sociais, o leitor pode expressar suas opiniões sobre os fatos, sugerir temas e enfoques para as matérias. O jornalismo torna-se muito mais interativo.

Reinvenção e nova versão

Ao longo de mais de duas décadas, o portal do A Notícia sofreu sucessivas reformas e modernizações, acompanhando as tendências gráficas e estilísticas. Novamente, em abril de 2024, ele ganha nova expressão, ficando mais leve e atrativo para navegação.
A mudança acompanha o novo formato do impresso, que deixa o modelo padrão usado por 40 anos e torna-se um tabloide totalmente colorido, com leitura mais fácil e dinâmica. Como todas as outras, esse aprimoramento segue o ditame do fundador, Márcio Passos, naquele 13 de abril de 1984: “Levar o máximo de informação ao povo de Monlevade, com um trabalho equilibrado, honesto, imparcial e atual”.