O comitê responsável pelo Plano Municipal pela Primeira Infância em João Monlevade reuniu-se nesta semana para debater a proposta que visa orientar decisões, investimentos e ações de proteção e promoção dos direitos das crianças entre 0 e 6 anos. Conforme a administração municipal, o plano é um marco para a cidade e representa um compromisso de longo prazo, delineando as estratégias para a próxima década.
O encontro, realizado no auditório Leonardo Diniz Dias, na sede da Prefeitura de João Monlevade, teve o objetivo de apresentar dados do diagnóstico da Primeira Infância no município em áreas-chave como Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Esportes. Agora, o comitê prepara a realização de fóruns com o objetivo de levantar propostas para a construção do plano que, posteriormente, será encaminhado para apreciação e votação na Câmara Municipal de João Monlevade.
Além disso, uma das atividades marcantes da semana foi a realização de uma videoconferência intitulada “50 Planos Municipais pela Primeira Infância em Minas Gerais”. O evento contou com a participação da coordenadora executiva da Rede Primeira Infância Minas Gerais (Repi-MG), Desirée Ruas, e da educadora Fernanda Araújo.
Durante a reunião, houve espaço para apresentações e discussões aprofundadas sobre a importância do Plano e as ações voltadas à primeira infância, aquela cuja idade é inferior a seis anos. O prefeito Laércio Ribeiro (PT) e o vice Fabrício Lopes (Avante) também participaram do encontro e foram enfáticos ao reforçar o compromisso da administração municipal com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.
Recentemente, a administração de João Monlevade recebeu a homenagem “Compromisso Primeira Infância”, em reconhecimento ao seu comprometimento na construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. A entrega da honraria é parte de uma campanha promovida pela Rede Primeira Infância de Minas Gerais, que reúne 108 municípios do Estado em prol dos direitos das crianças nos primeiros anos de vida.