Através da Secretaria de Cultura, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugura, hoje (26), mais um ponto de referência para a cultura na cidade. A histórica residência do senhor Nezito, onde também funcionava o armazém de “secos e molhados”, se tornará a Casa das Artes Manoel Gonçalves Moreira Júnior.

Conforme a Prefeitura, essa é uma homenagem ao proprietário da casa que durante muitos anos foi o comércio mais importante da cidade. O local era popularmente conhecido como “Casa para Todos”.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o local será um espaço multicultural onde serão realizados oficinas, reuniões, encontros e exposições dos mais diversos temas do universo das artes.

Cerâmica em argila

Casa das Artes da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu no dia 29 de maio o curso de Cerâmica em Argila em parceria com a Emater e Senar. A proposta visa fomentar o turismo como fonte de receita e diversificação econômica da cidade, uma das metas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Conforme os organizadores, o artesanato de identidade local é de suma importância para aprimoramento da história e resgate da memória afetiva. Além disso, impulsiona o desenvolvimento turístico e valorização da cultura histórica.

Capacitação

O objetivo do curso, diz a Prefeitura, é capacitar os artesãos da Associação Casa do Artesão para o projeto “Suvenir – artigos de identidade local”. Assim, a finalidade é promover o turismo. Uma proposta do Plano de Desenvolvimento Turístico do município, iniciativa da Prefeitura com a assessoria do Sebrae e Add Tur.

Segundo a presidente da Associação Casa do Artesão, Joana D’arc Souza, o curso vem para ensinar a arte para algumas pessoas e aprimorar para outras. Além disso, desperta os integrantes da associação para produtos que possam representar a cidade. Assim, introduzir São Gonçalo em circuitos turísticos como o Circuito do Ouro.

Aulas

Dessa forma, pratos, jarros, centros de mesa e outros materiais a base de argila foram confeccionados pelas alunas sob orientação da instrutora, Cláudia Silveira. Há 29 anos, ela difunde o artesanato no sistema Faemg. As alunas também terão a experiência de queimar as peças em forno caseiro. A instrutora Cláudia irá confeccioná-lo na área da Associação de Assistência Social de São Gonçalo (Aasgra).