Morreu nesta segunda-feira (21), o cantor Paul Di’Anno, primeiro vocalista do grupo britâncio Iron Maiden. Conforme divulgado pela gravadora Conquest Music, ele morreu em sua casa, na cidade de Salisburia, na Inglaterra. A causa da morte não foi divulgada.

Paul Di’Anno marcou sua carreira como primeiro vocalista oficial da banda inglesa Iron Maiden. Ele foi o primeiro que realmente gravou trabalhos de estúdio com a banda. Os dois discos iniciais Iron Maiden (1980) e Killers (1981) tiveram a voz do cantor, marcada por agudos fortes e timbres marcantes. Em seguida, foi substituído pelo atual vocalista Bruce Dickinson. Ele vendeu os direitos dele nesses dois discos por apenas 50 mil libras e se arrependeu depois.

“Após deixar o Iron Maiden, Paul Di’Anno teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais. Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o fizeram se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de 100 shows desde 2023”, informa a gravador em nota.

Em setembro deste ano, o cantor lançou “The Book of the Beast”, o primeiro álbum retrospectivo de sua carreira.  No disco, apresentava músicas gravadas desde que saiu do Iron Maiden. A partir daí, tocou projetos próprios. Além da carreira solo, fez parte de bandas como a Gogmagog, Di’Anno’s Battlezone, Killers, Rockfellas e Warhorse.

“Nascido em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958, Paul esteve como frontman do Iron Maiden entre 1978 e 1981. Ele cresceu em Chingford, subúrbio de Londres, e durante a adolescência cantou em várias bandas de rock enquanto trabalhava como açougueiro e cozinheiro.

Conforme anunciado, Paul entrou no Iron Maiden após a saída de Dennis Wilcock, sendo apresentado a Steve Harris, baixista e líder do grupo, pelo baterista Doug Sampson. Esse era um velho amigo de Steve que tocou com ele na banda Smiler.

Lamentos

Na conta oficial do Iron Maiden no Instagram, o grupo lamentou a morte do cantor. “A contribuição de Paul para o Iron Maiden foi imensa e ajudou a colocar-nos no caminho que percorremos como banda há quase cinco décadas. Sua presença pioneira como vocalista, tanto no palco como nos nossos dois primeiros álbuns, será lembrada com muito carinho não apenas por nós, mas por fãs de todo o mundo”, diz a nota da banda.

No Brasil, o Corinthians também manifestou pesar e  lamentou o acontecido,
destacando a relação do artista com o clube paulista. “O Sport Club Corinthians Paulista lamenta a morte de Paul Di´Anno, ex-vocalista da banda Iron Maiden, aos 66 anos. Paul deixa seus filhos, dois nascidos no Brasil. Era corinthiano e se apresentou inúmeras vezes pelo mundo vestindo a camisa do Timão. “Sou da zona leste de Londres, como se fosse a favela de lá, e tenho simpatia pelo Corinthians. A primeira vez que vi o Corinthians jogar foi na TV, tinha o Sócrates”, disse em entrevista à TV Cultura. O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto”, escreveu o clube.