Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Diretor do IBRAM, disse na abertura da Exposibram que o futuro do país depende da mineração. “Ela e a transição energética andam de mãos dadas”.

Sanches comentou que o setor mineral brasileiro está em fase de transformação para se tornar ainda mais “sustentável, responsável e seguro” e que é fundamental que as pessoas tenham esta percepção para que possam reconhecer as contribuições da indústria da mineração às suas vidas.
Já o presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado federal Zé Silva, lembrou que o “setor mineral saiu da retranca e agora passa a fazer parte das prioridades das discussões no Congresso Nacional” com apoio da FPMin. Ele mencionou pautas positivas para o setor, como o projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados voltado a criar uma política nacional de estímulo à produção de minerais críticos e estratégicos para a transição energética.
O governador da Bahia, Jerônimo Souza, disse que o estado tem traçado agendas voltadas à promoção das energias renováveis e pretende fortalecer a mineração sustentável na Bahia”.