Pela primeira vez na história, uma equipe brasileira de ginástica feminina conquista uma medalha nas olimpíadas! A equipe conquistou, nesta terça-feira (30), a medalha de bronze. A vitória importantíssima é considerada fruto da reunião, em uma mesma seleção, de grandes estrelas da modalidade esportiva, de três diferentes gerações: a veterana Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, além da estreante em Olimpíadas, Julia Soares.
No geral, a equipe brasileira faturou 164.497 pontos A Itália ficou com a prata, com 165.494 pontos, enquanto os Estados Unidos conquistaram o ouro com a pontuação de 171.296. As ginastas brasileiras competiram nas barras assimétricas, trave, solo e salto.
Rebeca Andrade nas barras foi do nível da atleta. A brasileira mostrou sua força logo de início e deixou o público de pé. Flávia, apesar de ter se machucado no aquecimento, colocou um curativo na parte do supercílio e também fez uma bonita apresentação nas barras, assim como na trave.
O Brasil ainda terá mais chances de garantir medalhas na ginástica nas finais individuais de cada aparelho e na final do individual geral. No salto, Rebeca Andrade garantiu vaga na decisão, com a nota média de 14.683, ficando no segundo lugar geral, atrás apenas da norte-americana Simone Biles.
Na trave, o Brasil terá duas representantes: Rebeca Andrade e Júlia Soares. No solo, Rebeca também foi a única com vaga na final, depois de terminar na 2ª colocação, atrás apenas de Biles. O único aparelho sem brasileiras na final foi nas barras assimétricas.
Rebeca Andrade e Flávia Saraiva também estão na final do individual geral, quando as atletas passam por todos os aparelhos. Rebeca passou na 2ª colocação, enquanto Flávia ficou na 11ª posição.