A campanha de vacinação contra a gripe, que começou em todo o Brasil e, em João Monlevade, na segunda-feira (25). As doses serão ministradas até o dia 31 de maio. O Dia “D” de mobilização, será no dia 13 de abril (sábado).
Segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas: as crianças de 6 meses a 6 anos de idade incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde e todos os professores das redes pública e privada.
Também podem se vacinar os povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além desses, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e que tenham outras condições clínicas especiais, em qualquer faixa etária, com indicação e prescrição médica.
Aplicação
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a quinta, das 8h30 às 11h30 e na sexta-feira até às 15h30. Ao comparecer aos postos para tomar a vacina, é importante que todos apresentem seu cartão de vacinação e um documento de identificação pessoal com foto.
Vacinação
A vacinação contra a gripe é de extrema importância para a saúde pública, pois contribui significativamente para a prevenção e controle de doenças, reduzindo o impacto de surtos e epidemias. A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que pode se espalhar rapidamente, especialmente em ambientes fechados, como escolas, locais de trabalho e hospitais.
A vacina contra a gripe ajuda a proteger as pessoas de infecções graves, complicações e até mortes relacionadas à doença. Aqui estão alguns pontos que destacam a importância da vacinação contra a gripe:
1. Prevenção de complicações graves: A gripe pode levar a complicações graves, como pneumonia, bronquite e agravamento de condições preexistentes, como doenças cardíacas e respiratórias. A vacinação diminui o risco dessas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
2.Redução da propagação do vírus: A vacina contra a gripe ajuda a diminuir a circulação do vírus na comunidade. Ao vacinar um número maior de pessoas, especialmente aqueles em contato próximo com outros, como profissionais de saúde, professores e cuidadores, reduz-se a chance de surtos em locais públicos e fechados. Isso é especialmente importante para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas com alergias graves ou imunidade comprometida, através da imunidade de rebanhos.
3. Proteção para grupos vulneráveis: Para as crianças , um apertoidosos ,gestantes, além de pessoas com doenças crônicas.