O Serviço de Saúde Mental Infanto Juvenil (Sesamo IJ), da Prefeitura de João Monlevade, completou dois anos de atividades nesta terça-feira (18). Para comemorar o aniversário, um café da manhã foi servido em sua sede, na rua Santa Luzia, no bairro Novo Horizonte. Na ocasião, usuários e seus familiares, servidores e convidados puderam conhecer mais sobre a atuação do Sesamo IJ, que é referência estadual no atendimento psicológico para crianças e adolescentes.
O prefeito  Laércio Ribeiro (PT) exaltou  o trabalho em conjunto do governo municipal para que o serviço chegasse a João Monlevade. “Na verdade, queríamos estar comemorando não dois, mas cerca de 25 anos de existência do Sesamo IJ, pois este é um sonho antigo, desde meu primeiro mandato, entre 1997 e 2000. Tenho grande satisfação em  comemorar esse aniversário, pois esse serviço é de extrema importância para nossas crianças e adolescentes. Ele é fruto de um trabalho em rede, de várias secretarias e servidores, que não mediram esforços para que ele se tornasse realidade”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, também não escondeu a satisfação em celebrar a data. “O momento é comemorar com orgulho um feito histórico para João Monlevade. O Sesamo IJ é uma referência regional e é bom salientar que ele foi um dos fatores que premiaram nosso prefeito, Dr. Laércio, como Prefeito Amigo da Criança. Ou seja, um reconhecimento nacional pelas ações em prol de nossas crianças e adolescentes”, salientou Raquel.
Uma das idealizadoras do Sesamo IJ, a primeira-dama de João Monlevade,  Rosângela Ribeiro, que é psiquiatra e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-ser, ressaltou a importância do Serviço para a saúde mental no município. “Acompanhei todos os passos para que o Sesamo IJ fosse implantado e fico muito feliz em ver que, assim como o Sesamo, que é uma referência em nosso Estado, ele hoje é uma realidade e cumpre com seus objetivos”, afirmou Rosângela.

Presenças

Também estiveram presentes ao aniversário o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Maciel (Republicamos), o líder do governo no Legislativo, vereador Belmar Diniz (PT) e o vereador Marquinho Dornelas (Republicanos), além da secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Wânia Félix Freitas, servidores e convidados.
Autoridades falam da importância do serviço – Acom PMJM

Números

O Sesamo IJ  atende, acolhe e acompanha crianças e adolescentes em sofrimento psíquico graves e/ou persistentes. Os trabalhos incluem os relacionados ao uso de álcool e outras drogas e demais situações clínicas que impossibilitem que o usuário estabeleça laços sociais e realize projetos de vida.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho de Almeida, em dois anos mais de 800 usuários recebem atendimentos. São cerca de 20 por dia. Ainda segundo Eliana, o serviço realiza a articulação intersetorial com atores sociais para a discutir casos e acompanhamento em conjunto. Para tanto, há três anos, surgiu o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil.

Ela informa que o Sesamo IJ é um marco no cuidado em saúde mental. “Tanto que o prefeito Dr. Laércio recebeu o Prêmio Prefeitas e Prefeitos Amigo da Criança pela implantação do Serviço e a construção do Fórum Intersetorial. Nosso objetivo é cuidar do presente das crianças e adolescentes para poder acreditar e esperançar sobre um futuro”, enfatiza Eliana.

Estrutura 

O Sesamo IJ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Atualmente, a equipe conta com dois técnicos de nível superior, quatro psicólogos, quatro médicos, sendo uma psiquiatra e três pediatras. Uma assistente social, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um pedagogo, um arte-educador e uma auxiliar de serviços gerais completam a equipe.
Conforme a administração, em apenas dois anos, o local recebeu reconhecimento do Estado como um Centro de Atenção Psicossocial tipo Infantojuvenil (CAPS IJ). “O Sesamo IJ também recebeu verba do Novo PAC do Governo Federal, para a construção de sua sede própria  o que já está em tramitação. Também está em processo de habilitação para efetivar-se como um CAPS IJ, conforme requisitos do Ministério da Saúde”, informa a gestão municipal.