A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde (Visa), realizou um mutirão de limpeza em uma ação de combate à dengue na manhã do último sábado (9), Dia D de combate à doença em âmbito estadual. A atividade aconteceu no bairro Nova Monlevade.

 

O trabalho foi feito através de uma parceria entre a Visa, agentes comunitários de saúde e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e foi uma das várias ações da administração municipal na prevenção e combate à dengue, chikungunya, zika vírus e outras arboviroses no município. No mutirão, um caminhão lotado de entulhos que podem servir de criadouros para o mosquito aedes aeghipty, transmissor da dengue e de outras doenças, foi recollhido.

 

Campanha na Feira

Ainda no sábado (9), um stand foi montado no espaço da feira do Centro de Economia Popular e Solidária, na rua do Andrade, no bairro José Elói. Na ocasião, houve distribuição de material educativo e foram dadas orientações acerca da prevenção e combate à dengue e outras doenças.

A dengue

Conforme o Minsitério de Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. No Brasil, o principal transmissor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa “odioso do Egito”). A dengue é comum em muitas partes do mundo, especialmente em áreas tropicais, onde o mosquito é encontrado com maior facilidade.

 

Mosquito se alimentando

 

Aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus. A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte.

 

Sintomas

Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem de quatro a 10 dias após a picada do mosquito infectado. A doença pode ser dividida em duas formas principais: dengue clássica e dengue hemorrágica (sendo essa a mais grave).