O desvio da BR-381 para fora de João Monlevade gera preocupação em instituições empresariais e políticas da cidade. Na última segunda-feira (16), a Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) realizou seu segundo “Café com os Vereadores”, desta vez para debater a duplicação da BR-381 e a possibilidade de construção da “Variante Santa Bárbara”.
O projeto seria construir uma nova estrada, que faria com que a 381 seguisse de São Gonçalo do Rio Abaixo direto para Nova Era, passando por Itabira, sem passar por Monlevade. Caso a nova via seja construída, a atual estrada no trecho de Monlevade, passaria a ser apenas a BR-262.
A preocupação é que a “variante” desvie boa parte do fluxo de veículos, que seguem da capital para o Vale do Aço, Governador Valadares e o Nordeste, retirando assim, recursos financeiros da cidade.
João Monlevade é conhecida como um polo de manutenção e reparos em carretas e caminhões, com oficinas mecânicas, lojas de autopeças e outros estabelecimentos dedicados a esse setor, além de transportadoras. Segundo cálculos apresentados no encontro, o novo traçado prejudicaria cerca de 1,2 mil empresas, o que exclui lanchonetes, restaurantes e outras firmas.
O assunto também preocupa a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). Em reuniões em Brasília neste ano, representantes da região ouviram do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício de Oliveira Galvão, que havia um estudo para a elaboração de projeto da variante. Além disso, ele afirmou que o trecho, entre São Gonçalo e Bela Vista de Minas, passando por João Monlevade, seria “induplicável.”
A Notícia enviou questionamentos ao Dnit sobre a possibilidade de criação da variante e demais impactos, mas não obteve retorno até o fim da tarde de ontem (18).
A construção da variante já fora proposta no fim da década de 2000, como uma alternativa para viabilizar a duplicação da BR-381. O trecho entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Bela Vista de Minas é conhecido pelo traçado sinuoso, muitas encostas com rochas gigantes, relevo montanhoso e trânsito muito intenso de carros e carretas. Dessa forma, a nova pista evitaria o “trabalho” de duplicar uma área tão complexa.

Na Câmara

O assunto chegou à reunião ordinária da Câmara Municipal da última quarta. Gustavo Prandini (PCdoB) reverberou a apreensão pelo impacto negativo na economia municipal: “Vai ser uma tragédia para João Monlevade do ponto de vista econômico”. O parlamentar teme pelo encerramento de empresas e o fechamento de postos de trabalho, que assolará toda a sociedade monlevadense, e pediu a união da cidade junto ao governo federal para que a proposta não se concretize.

Licitação

Com previsão de mais de R$9 bilhões em investimentos, a concessão da rodovia para a iniciativa privada será leiloada no dia 29 de agosto. O edital prevê as obras de duplicação de 303,4 km da BR-381, de Belo Horizonte até Governador Valadares.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as melhorias incluem a conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e 106,44 km de duplicação de novos trechos. Está prevista ainda a implantação de 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape.