Nesta quarta-feira (30), as equipes do Peñarol e do Botafogo se enfrentam, em partida de volta da semifinal da Copa Libertadores. Quem se classificar, vai pegar o Galo, já classificado para a finalíssima. O confronto entre cariocas e uruguaios será realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, às 21h30 (horário de Brasília). A transmissão é da TV Globo (aberta) e pelo streaming Paramount+.

No jogo de ida, o Botafogo conquistou uma ampla vantagem após golear o Peñarol por 5 a 0. A partida, na última semana no  Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo deixou o time de Luiz Henrique e Savarino, com um pé e meio na decisão continental.

No entanto, mesmo diante da grande vantagem alvinegra no placar agregado, o confronto promete tensão. Na semana passada, torcedores uruguaios protagonizaram cenas de confusão e quebra-quebra no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Vinte e oito pessoas foram presas. Um ônibus chegou a ser incendiado e estabelecimentos foram destruídos.

Polêmica

Devido ao clima de hostilidade e violência, o Governo uruguaio chegou a barrar a ida de torcedores do Botafogo ao jogo de volta na semifinal da Libertadores. Porém, a Conmebol definiu que a partida entre Peñarol x Botafogo na semifinal da Libertadores terá duas torcidas.

O local do jogo foi mudado para o Estádio Centenário em Montevidéu, que é da Prefeitura, em vez de ser no campo , da equipe Uruguaia. Inicialmente, o jogo seria realizado no Campeón del Siglo sem torcida. A mudança de local mantém público e segurança, com apoio do governo uruguaio.

A Polícia Nacional uruguaia e o Ministério do Interior do país concederam uma entrevista coletiva no início da noite, desta quinta-feira, e confirmaram a decisão. Na visão dos órgãos, o estádio é melhor por ser um lugar onde os organizadores têm “experiência” e entendem sua estrutura.

Devido ao expressivo resultado na partida de ida, o Botafogo pode perder por até quatro gols de diferença, que ainda assim confirmará a classificação para disputar a sua primeira final de Libertadores. Se for derrotado por cinco de diferença, a vaga na final será decidida nos pênaltis.