O cantor e compositor Toni Júlio e o letrista de música Wir Caetano, ambos de João Monlevade, lançaram uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a produção do álbum musical “Migrações/Migrazioni”, programado para o próximo ano.
Conforme os artistas, o trabalho é totalmente autoral e integra o projeto que leva o mesmo nome, coordenado pelos dois. A meta é alcançar R$17 mil no Brasil. “O custo total só do álbum é de aproximadamente 4.000 euros”, informa Wir Caetano.
Segundo Toni Júlio, que mora na cidade italiana de Milão, e Wir Caetano, outra campanha de financiamento complementar será lançada na Itália. No Brasil, quem quiser apoiar com qualquer valor deve acessar o endereço virtual https://apoia.se/migracoes.
O Projeto
O projeto nasceu depois do sucesso do show “Migrações”, realizado em agosto de 2023 no Real Esporte Clube, em Monlevade. Na ocasião, Toni se apresentou ao lado de Lauzin Santos (violão), Marcelo Pereira (flauta e sax) e Dan Soares (percussão e cavaquinho). As cantoras Márcia Fonseca e Norma de Jesus tiveram participações especiais. O repertório foi a base do que vem sendo trabalhado este ano.
Migrações/Migrazioni pretende difundir música brasileira de qualidade no exterior (as dez fixas são frutos de parcerias: Toni e Kal dos Santos, de Salvador (BA); Priscila Gama, de Recife (PE) e Davide Perduca (de Milão); Donat Munzila, de Kinshasa (República Democrática do Congo), Wir Caetano e Toni.
Na Europa, alguns shows vêm ocorrendo, com Toni Júlio, voz; Kal dos Santos (percussão e voz), o violonista Davide Perduca e músicos convidados. Conforme os artistas, além da gravação do álbum, que deverá ser gravado totalmente em Milão, o projeto prevê turnê pela Europa, Brasil e África, além de oficinas para moradores de comunidades periféricas. “A campanha de financiamento destina-se apenas ao custeio do álbum. Outras fontes, como editais, serão buscadas para custear as demais iniciativas”, explicam.