Ao longo deste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realiza a Campanha de Conscientização de Combate à Sífilis. A ação, diz a gestão municipal, visa reforçar a conscientização sobre a doença, com o foco em ações educativas, divulgação da linha de cuidados para crianças que são atingidas pela sífilis congênita, dos mecanismos de prevenção, estágios clínicos, tratamento e uma reflexão sobre as estatísticas do munícipio.
Campanha
A programação teve início na última quinta-feira (3), com testagem na Policlínica, no bairro Belmonte. A campanha de conscientização seguiu na terça-feira (8), na Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, no bairro Vila Tanque. Na quinta-feira (10), será no campus da Ufop, no Loanda, das 17h às 21h.
No do dia 25 de outubro, o evento tem prosseguimento com o Treinamento para Enfermeiros e Médicos da Atenção Primária em Saúde (APS) no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), na sede da Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi), no bairro Aclimação, das 13h às 17h.
Conforme a Prefeitura de João Monlevade, a campanha prossegue no dia 28, na Faculdade Rede Doctum, no bairro Vila Tanque, das 17h às 21h. A ação se encerra no dia 31 de outubro, no CSU Loanda, das 7h às 10h30.
O que é sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada. Ou da mãe para a criança durante a gestação ou parto. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental para garantir a saúde.