“Cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos”. É com essa filosofia que a MediLab, em parceria com o Rotary Club, tem encabeçado uma campanha de arrecadação de materiais destinados a reciclagem. Recentemente, a empresa anunciou o recolhimento de mais de 1 milhão de lacres de latinhas e blísteres (embalagens de medicamentos), estes últimos doados à Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom).
A médica Valéria Jacintho, proprietária da MediLab, ressalta a importância da reciclagem: “sem a reciclagem de materiais a gente não cuida do meio ambiente. Ela é extremamente importante para o ar que respiramos, para a nossa saúde, além de ser essencial para a manutenção da associação de catadores de nossa cidade”.
A tesoureira da Atlimarjom, Valdete Firmino Roza, avalia como muito importante a ação. “O descarte correto de materiais recicláveis é hoje uma preocupação que deve envolver toda a sociedade. Para nós da Atlimarjom, ações como essa da MediLab nos encanta, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente, gera trabalho e renda para as famílias dos associados”, afirma. O material doado pela MediLab à associação de catadores será vendido a uma empresa do Paraná que utiliza as blísteres para produzir portas e rodapés.
Já os lacres são repassados ao Rotary que revende a empresas de reciclagem. Com o dinheiro arrecadado, o clube de serviços compra cadeiras de rodas que são doadas aos necessitados. Valéria Jacintho explica que são necessárias 142 garrafas pet cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas. A campanha conseguiu arrecadar 62 garrafas até o momento.

Inspiração

Doutora Valéria conta que a ideia da arrecadação surgiu há alguns anos, quando, ao assistir um programa de TV, viu uma reportagem sobre uma mulher nordestina que juntou 300 quilos de latinhas para pagar os estudos do filho na Europa. “Fiquei encantada com aquela história”, relembra emocionada.
Desde então, a médica começou a juntar os recicláveis, colocando ela mesma os lacres e blísteres em garrafas pet enquanto estava em casa. Aos poucos, a ação foi ganhando novos voluntários e a arrecadação se expandiu para todas as unidades da MediLab, envolvendo funcionários, colaboradores e pacientes. “Ver toda a equipe envolvida neste trabalho social é gratificante”, avalia doutora Valéria. Hoje, o voluntário Guilherme Souza é o responsável por separar a maior parte dos lacres e blísteres e colocá-los nas garrafas pet.

MediLab

Atualmente, são oito unidades da MediLab em João Monlevade, todas com pontos de coleta de doações de lacres e blísteres para reciclagem. A sede fica na avenida Gentil Bicalho, nº 587, no bairro JK, onde também há consultórios médicos, serviços de ultrassom e outros exames. Em breve, nova unidade será inaugurada na praça localizada na avenida Castelo Branco, no bairro República, e outra na cidade de Rio Piracicaba. Serão, ao todo, 10 unidades prestando ótimos serviços e colaborando com o meio ambiente.