O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h de amanhã (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, ontem (12).
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O que é Enem
“O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova destinada aos estudantes que já terminaram o ensino médio. Com as notas do Enem, os alunos podem ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC).
Resumo sobre o Enem
Enem é a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova que dá acesso ao ensino superior no Brasil.
Foi criado, em 1998, pelo Ministério da Educação, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino no país.
Somente em 2004, passou a ser usado como critério para ingressar nas instituições de ensino superior.
Estudantes do último ano do ensino médio ou aqueles que já o concluíram podem fazê-lo.
É composto atualmente por 180 questões e uma redação.
Suas questões são divididas em quatro áreas de conhecimento.
As notas do exame podem ser usadas em três programas do Ministério da Educação: SiSU, ProUni e Fies.
O exame também pode ser utilizado como forma de ingresso em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o Inep.