A quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, tem como “Autores Homenageados” os escritores Jeferson Tenório e Miriam Leitão. O Flitabira movimenta a cidade natal do poeta Drummond com mais de 50 autores e diversos eventos temáticos.
Ainda segundo Bianca, a obra de Jeferson Tenório amplia a capacidade dos leitores de sentirem o Brasil, ao narrar diferentes faces da experiência negra urbana. “Literatura, amor e ancestralidade, temas do Festival Literário Internacional de Itabira. Com livros premiados, mas também com suas presenças firmes na esfera pública, ambos têm enfrentado o autoritarismo e a violência.
Para celebrar a grandeza literária de suas obras, não precisamos fazer a ginástica de separar pessoa e escrita. Pelo contrário, suas histórias de vida encarnam a dignidade do que escrevem. Sem obviedades rasas, com a complexidade questionadora fundamental tanto à arte como à democracia”.
Míriam Leitão vence Prêmio de Intelectual do Ano
A jornalista e escritora Míriam Leitão foi a vencedora do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). A entrega do prêmio será realizada no dia 2 de novembro de 2024, às 21h no palco do Flitabira, que em 2023 também foi o cenário de entrega da premiação. À ocasião, Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE, que também estará presente neste ano, condecorou a escritora Conceição Evaristo com a estatueta. A autora fará a entrega para Miriam Leitão durante a cerimônia no Flitabira.
O prêmio, que reconhece figuras de destaque na intelectualidade brasileira, reforça a importância do trabalho de Míriam que, em mais de cinquenta anos de profissão, recebeu diversos prêmios, entre eles o da Universidade Columbia de Nova York, da Abraji, da ANJ e do Instituto Vladimir Herzog.
Pela Editora Rocco, publicou sete livros infantis e o oitavo está a caminho. A escolha para concorrer ao prêmio surgiu após a publicação do livro jornalístico “Amazônia na Encruzilhada: o Poder da Destruição e o Tempo das Possibilidades” (Intrínseca). A jornalista concorreu ao Juca Pato de Intelectual do ano juntamente com Eliane Potiguara, João Silvério Trevisan, Maria Valéria Rezende e Socorro Acioli, e a votação foi realizada por membros associados à UBE.
Jeferson Tenório prepara novo livro
O escritor Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de Estela sem Deus (2022) e O avesso da pele (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve os direitos vendidos para China, Canadá, Eslováquia, Espanha, Itália, México, Portugal, Reino Unido e Suécia.
O esritor, agora, prepara-se para lançar o livro “De Onde eles Vêm”. A publicação da editora Companhia das Letras tem o ambiente universitário como cenário e o sistema de cotas raciais como tema. Indo além, a obra é uma história sobre preconceito e luta, exclusão e sonho. “De Onde eles Vêm” tem como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas na universidade brasileira.