Está definido o cenário para disputa pela Prefeitura de João Monlevade nas eleições municipais de 2024. Com as convenções partidárias concluídas na última segunda-feira (5), cinco chapas estão formadas para o pleito no dia 6 de outubro. O número é o mesmo das eleições de 2020, sendo o maior desde a redemocratização brasileira.
O atual governo montou uma coalização de 14 partidos para apoiar Laércio Ribeiro (PT), que tenta a reeleição. Como Fabrício Lopes (Avante) não pode tentar um terceiro mandato como vice-prefeito, a coligação “Monlevade em Primeiro Lugar” oficializou como pré-candidata a vice, a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Dorinha Machado (MDB).
A oposição está dividida em quatro pré-candidaturas, todas sem coligações. Ou seja, são chamadas “puro-sangue”, com o nome ao Executivo e seu vice do mesmo partido. A ex-vice-prefeita Conceição Winter (PDT) escolheu o bancário Mateus Braga como braço-direito. A convenção do PDT, na manhã do último sábado (3), a princípio, não definiu o vice de imediato. O nome de Mateus foi anunciado na tarde de domingo (4).
O empresário Luiz Carlos Freitas (PL) encabeçará a chapa composta com o empresário e ex-presidente da Câmara Municipal José Arcênio de Magalhães, o “Zezinho Despachante”. Porém, no domingo (4), a agremiação havia lançado a advogada e assessora parlamentar Rute Coelho como vice. Porém, ela foi substituída dois dias depois por Magalhães (leia matéria nesta edição).
Das quatro chapas da oposição, duas são formadas por cidadãos que jamais pleitearam um cargo político na cidade. O Partido Progressistas (PP), que já tinha Gustavo Breguez como pré-candidato a prefeito, anunciou o empresário Carlos Cota como vice, em convenção realizada no domingo. O também empresário José Roberto Fernandes (Novo) escolheu a empresária Jaceline Portes como companheira de chapa, após convenção na noite da última quinta-feira (1).
Pré-candidatos a vereador
As convenções também definiram os candidatos à Câmara Municipal. Em 2024, cada partido poderá lançar até 16 postulantes a vereador em João Monlevade. Todas as listas precisam obedecer à proporção mínima de 30% para um dos sexos. A idade mínima para ser vereador é de 18 anos, e para ser prefeito, de 21 anos.
Agora, os partidos políticos terão até o dia 15 de agosto para registar todos os seus pré-candidatos, com os respectivos números, junto à Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral, com pedido de voto, nas ruas e na internet, começa apenas na próxima sexta-feira (16) e segue até o dia 5 de outubro.