Exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) comprovaram que dois cidadãos do Médio Piracicaba faleceram em decorrência da dengue. A informação foi divulgada na tarde de segunda-feira (1º) pelo Hospital Margarida. A primeira vítima é um morador de 49 anos de João Monlevade, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da casa de saúde. Ele faleceu no dia 31 de janeiro. A outra é um homem de 60 anos, residente em Rio Piracicaba que deu entrada no Margarida na tarde de 18 de março, e faleceu na noite do mesmo dia.
Por outro lado, ontem (4), foram descartadas as contaminações em outras duas pessoas falecidas. Uma idosa de 65 anos, moradora do bairro Vera Cruz, que morreu no dia 27 de fevereiro deste ano e um homem de 61 anos, residente em Bela Vista de Minas, que perdeu a vida no dia 19 de março. Os exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) afastaram a possibilidade de que eles estivessem com a arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti.

Mortes suspeitas

No entanto, ao longo da semana, o HM informou que mais três óbitos entraram em investigação por suspeita de dengue. Na segunda-feira, foi anunciada a morte de um idoso de 80 anos, morador do bairro Metalúrgico, em João Monlevade.
Na terça-feira (2), faleceu uma idosa de 96 anos, moradora do bairro monlevadense Nossa Senhora da Conceição. Ela estava internada desde a quinta-feira anterior (28). E, na quarta-feira (3), o HM informou o falecimento de um morador de 85 anos de São Domingos do Prata, que tinha comorbidades e estava internado desde o dia 19.
Como nas outras suspeitas em pessoas falecidas, amostras foram coletadas e enviadas à Funed, órgão do governo estadual em Belo Horizonte. Ao todo, são oito óbitos em investigação, quatro confirmados e três descartados.

Números

De acordo com o boletim do Hospital Margarida dessa quinta-feira (4), com dados relativos às 16h40, havia um monlevadense internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e 19 na enfermaria, onde também há três bela-vistanos.
Os pacientes de João Monlevade residem nos bairros São Jorge, Industrial, Novo Cruzeiro, Lucília, Cruzeiro Celeste, Laranjeiras, Alvorada, Belmonte, Serra, Promorar, Loanda, Rosário, Recanto Paraíso, Novo Horizonte, Vera Cruz, Lourdes e Nova Esperança. Nas 24 horas anteriores, a casa de saúde realizou 37 atendimentos em urgência.