Todas as 54 lojas da rede Bretas em Minas Gerais serão convertidas

O Supermercados BH confirmou que as unidades do Bretas serão convertidos para a bandeira dele, em vez de manter a antiga identidade sob a nova direção. Assim, o Bretas de João Monlevade e de Itabira se transformarão em Supermercados BH.

No entanto, ainda não há cronograma para a conversão, pois o negócio precisa ser avaliado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) antes de ser finalizado. O processo é comum em acordos de grandes dimensões e que envolvem empresas do mesmo setor. O objetivo é garantir a livre concorrência e evitar práticas de monopólio de mercado.

Conforme anunciado na última semana, a negociação de compra do Bretas pelo BH custou R$ 716 milhões. Além de todas as 54 lojas da rede, foram vendidos oito postos de combustíveis e um centro de distribuição.

Fundado na década de 50, desde 2010, o grupo Bretas era controlado pelo grupo chileno Cencosud. À época, o negócio foi fechado a um valor superior à negociação atual: R$ 1,35 bilhão. O grupo ainda detém a marca Bretas em Goiás, onde tem 26 lojas.

A compra do Bretas aprofunda a expansão do BH em Minas. Apenas em 2024, a rede inaugurou 18 pontos no Estado. Na região do Médio Piracicaba, já há unidades em Santa Bárbara, Barão de Cocais e São Domingos do Prata. Agora, chega a João Monlevade e a Itabira.