Postos de troca começam a funcionar hoje (15).
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) mantém até o fim desta semana dois postos para troca de lâmpadas usadas em João Monlevade. Os postos ficarão na praça Sete de Setembro, no bairro Carneirinhos, e no Centro Comunitário do bairro Cruzeiro Celeste, e permanecem abertos das 8 às 17 horas, onde os clientes podem deixar até sete lâmpadas antigas, que serão substituídas por outras, de tecnologia Led.
Podem participar da campanha os titulares das contas da Cemig ou seus procuradores, desde que estejam com os pagamentos em dia. Basta apresentar a última conta quitada com um comprovante (mesmo digital) e um documento de identidade. O cliente pode consultar nos postos eventuais débitos por quitar. No sábado, haverá uma edição extra na praça Sete de Setembro, das 8 horas ao meio-dia.
A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da companhia, que visa substituir dispositivos elétricos que consomem muita eletricidade por outros, mais econômicos. Regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa existe desde 1998, visando beneficiar principalmente cidadãos pobres e instituições públicas e filantrópicas, como hospitais.
Conforme o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as lâmpadas de Led são mais adequadas para as residências porque são mais duráveis e eficientes. A iniciativa busca incentivar o uso sustentável da energia no dia a dia: “Nós queremos fomentar na população a cultura da eficiência energética. E a troca de lâmpadas é uma demonstração de que é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável com atitudes simples. A modernização de lâmpadas é uma possibilidade de reduzir o desperdício de energia elétrica, potencializada, ainda, quando as pessoas começam a entender que é importante não deixar luzes acesas sem necessidade e aproveitar a luz natural do dia pelo máximo de tempo”.