A reunião realizada na última semana na residência do casal de exprefeitos Carlos Moreira e Simone Carvalho abalou a coalizão opositora em João Monlevade para as eleições de outubro. Após a divulgação do encontro, os pré-candidatos Gustavo Breguez (PP), José Roberto Fernandes (Novo) e Conceição Winter (PDT) conversaram com o A Notícia, manifestando afastamento em relação ao radialista.
Na sexta-feira (7), Breguez divulgou uma carta aberta em suas redes sociais, dizendo que “não compactuaria com essa velha política de conchavos e acordos de cargos”, conclamando à renovação e à mudança de paradigmas. Ao A Notícia, o empresário confirmou que tinha um alinhamento com o Partido Liberal (PL), mas a reunião com Moreira levou o PP a se distanciar dos liberais.
Quando questionado se o rompimento era definitivo, ele respondeu que “no momento, sim”. Dessa forma, afirma, o Progressistas tem “99%” de chance de sacramentar uma chapa “puro-sangue” para a disputa de outubro. Ao ser perguntado se houve um “racha” no grupo opositor, o empresário respondeu: “Não tínhamos aliança com nenhum partido. O PP estava alinhando com o PL, pois acreditávamos que também buscavam mudança. Por isso houve esse rompimento. Volto a falar: não compactuamos com a velha política”.

José Roberto

O também empresário José Roberto Fernandes afirmou que não foi convidado para a reunião na casa de Carlos Moreira, reiterando que o partido Novo o lançou como pré-candidato. Ele disse que não tem conversas “com o referido casal”. Fernandes afirmou representar “a verdadeira direita”, que seus valores são inegociáveis e que não renuncia às suas bandeiras de eficiência de gestão, liberdade e empreendedorismo.

Conceição Winter

Outra a demonstrar distanciamento com Moreira é a ex-vice-prefeita Conceição Winter, que declarou que “não tem muitos motivos para procurar Moreira”. A pedetista usa de tom diplomático, dizendo que, apesar de respeitá-lo muito, os dois “têm, politicamente, idéias e pontos diferentes”. Ela também afirmou que está aberta a negociações com outros postulantes. Conceição Winter reforçou que a intenção do partido é lançá-la como cabeça-de-chapa à disputa pela Prefeitura, mas que mantém conversas com nomes como os de José Roberto Fernandes e Gustavo Breguez.

Luiz Freitas

Ao A Notícia, o précandidato do PL, Luiz Carlos Freitas, foi o único que não negou conversas com Carlos Moreira. “Este diálogo com pessoas que também são oposição à atual administração deve existir sempre de forma salutar e respeitosa, sem que isto signifique submissão”, declarou. Dessa forma, ele reitera que o Partido Liberal está aberto ao diálogo, mas sem aceitar imposições, especialmente, aquelas que firam os princípios da legenda. Ele reafirmou que o nome da ex-prefeita Simone Carvalho, esposa de Moreira, não foi indicado para compor a chapa oposicionista durante a reunião da semana passada.
No entanto, A Notícia apurou que ela foi citada e que a pauta também tratou de possíveis secretarias e cargos. Isso foi o que culminou com o “racha” de Gustavo Breguez.