Passada a euforia das eleições municipais, é fundamental refletir sobre o futuro da nossa região. É essencial que os cidadãos e os líderes locais percebam que, agora, é o momento de pensar em 2026. Parece cedo, mas não é. Nossa região precisa urgentemente de representantes que entendam verdadeiramente as peculiaridades e necessidades dos municípios do Médio Piracicaba.
Sabemos que o potencial político do Médio Piracicaba é enorme. Sem contar na força histórica e política. Por isso, temos capacidade de eleger deputados que realmente tenham raízes e compromisso verdadeiro com a região, que conheçam o terreno e entendam as demandas locais.
É esse tipo de representação que precisamos. Principalmente, em Brasília e ampliar o número de deputados estaduais. Hoje, da região, temos apenas um, o deputado Tito Torres (PSD). E nenhum na Câmara Federal, muito menos no Senado.
Porém, para que isso aconteça, é fundamental que a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) tenha um papel central na mobilização de esforços para alavancar possíveis candidatos locais. Definir um nome para Câmara Federal e mais nomes para Assembleia Legislativa de Minas Gerais é fundamental. E há políticos para tanto.
Entendo que a Amepi deve atuar como grande promotora da ideia de união dos municípios associados. Deve se valer do seu espírito de coletividade para juntar os prefeitos e iniciar um debate propositivo com a clara intenção de cultivar um ambiente político que gere representantes locais na ALMG e no Congresso Nacional. É preciso deixar de lado os interesses pessoais e o egocentrismo, se houver, entendendo que o objetivo maior deve ser o desenvolvimento sustentável de todas as cidades do Médio Piracicaba.
O primeiro passo seria a criação de encontros e assembleias regionais que permitam a troca de ideias e a construção de um plano que englobe as prioridades do Médio Piracicaba. Os líderes locais devem ouvir atentamente as exigências das comunidades e transmiti-las aos potenciais candidatos a deputados. Assim, estaríamos formando um ciclo virtuoso de diálogo e representação, essencial para o progresso da nossa região.
Encerro este artigo com um convite à reflexão e à ação: é hora de nos unirmos e construirmos um futuro em que o Médio Piracicaba tenha representação forte em outras esferas políticas. Que o próximo presidente da Amepi, a ser eleito, e que todos os prefeitos associados, entendam a importância de elegermos deputados daqui da nossa região.
Vale lembrar que a Amepi é composta por 14 municípios associados e com a junção de todos, temos total capacidade de elegermos nossos próprios deputados sem a necessidade de trazer gente de “fora”. Políticos que pouco ou quase nada se importam com o nosso progresso regional. É hora de mudar essa história, é hora de pensar o amanhã.