Especulações

Termina amanhã (6), o período das janelas partidárias e também, o prazo para a filiação em legendas para quem deseja concorrer nas eleições deste ano. Pelo menos do lado dos atuais vereadores, a situação está praticamente definida. Aqueles que desejaram, já mudaram de partido. Agora, quem está de fora, as movimentações continuam…

E Fabrício?
O vice-prefeito Fabrício Lopes anuncia a sua desincompatibilização do cargo de secretário de Planejamento. Ele deixou a pasta dentro do período exigido pela legislação para quem vai se candidatar. Isso significa que ele pode se candidatar e age dentro da lei para tanto. Agora, se vai, isso são outros quinhentos…

No balanço das horas…
Embora negue qualquer racha ou indisposição, o que se sabe é que ele deixa a pasta para se dedicar à campanha. Mas Fabrício Lopes deixa o cenário aberto: Será que vai disputar as eleições a prefeito? A vereador? O tempo corre e de repente, “no balanço das horas, tudo pode mudar”… Vale lembrar que ele se tornou um dos grandes estrategistas partidários do município.

Conceição
O vereador Tonhão, aliado de Conceição Winter, informou que ela é pré-candidata à Prefeitura de João Monlevade. A bem da verdade, ela já havia sinalizado que poderia entrar na disputa em novembro, quando recebeu o PDT monlevadense. Decerto, isso movimenta o cenário político, pois Conceição tem um eleitorado fiel, abrindo mais uma alternativa à chapa governista. Mas será suficiente para dar a ela a tão sonhada vitória?

Pedetistas
Segundo fontes ouvidas pelo A Notícia, Conceição Winter não procurou os vereadores do PDT depois de assumir o comando do partido. Talvez isso seja uma das razões para a perda de representação da legenda, que terminou a janela partidária com apenas uma cadeira na Câmara Municipal. O partido que mais elegeu vereadores nas últimas eleições (três), termina essa legislatura com menos representatividade. Política…

Declínio
Em 2020, apesar de não haver alcançado a cadeira executiva, o médico Railton Franklin montou um partido sólido, o único que conseguiu eleger três vereadores. No entanto, o médico afastou-se da agremiação por razões de saúde, e pouco depois faleceu. Sem seu principal nome, o PDT se desfez como se fosse feito de areia. Conseguirá reerguer-se?

Conglomerados
A janela partidária mostrou a estratégia de aglutinação dos atuais vereadores de João Monlevade em poucas e mais robustas legendas. Se antes havia 12 siglas no Legislativo municipal, agora são apenas sete. Os caciques optaram por concentrar forças e montar listas mais potentes para disputar o voto do eleitor. Obviamente, os vereadores querem manter suas cadeiras, e montaram uma tática para tal. Mas como sempre, quem decide quem fica ou quem vai embora, é o eleitor.

Cargas
O roubo de cargas na região pode estar com os dias contados. A Polícia Civil abriu um inquérito para coibir saques, furtos e roubos a cargas de caminhões nas rodovias do Médio Piracicaba. Já era tempo! É mais que necessário reprimir com firmeza a prática criminosa, na qual marginais aproveitam-se da desgraça alheia para arrebatar mercadorias. Isso, muitas vezes, sem se importarem com o caminhoneiro que pode estar ferido ou até morto.

Matagal
Leitor cobra da Prefeitura atenção para a limpeza da rua Vitória no bairro Baú. O local, denuncia, está repleto de mato e sujeira. Em tempos de surto de dengue, é preciso prevenir. Além disso, no bairro Baú, moram muitos idosos, geralmente, mais vulneráveis às doenças, que neles podem ser fatais.

Falando nisso
E não é só no Baú. Várias regiões de Monlevade estão repletas de mato, entulhos, restos de capina e outros detritos. Não é difícil encontra-los. O que parece difícil, é a administração conseguir executar uma limpeza decente, do jeito que a cidade precisa e merece.