Mãe, você tem aparecido nas fotos dos seus filhos? Pode parecer uma reflexão boba, mas sempre que falo sobre isso, acabo impactando a vida de muitas mulheres que me seguem e perceberam que, por algum motivo, não têm quaisquer registros com os filhos. Meu direct no Instagram fica sempre cheio de mensagens!
Certa vez postei uma sequência de stories sobre o assunto trazendo alguns dos motivos para as mães não estarem nos principais momentos da vida dos filhos, seja em foto ou em vídeo, entre eles: insatisfação com a aparência, estar sempre atrás das câmeras ou não contar com a boa vontade dos companheiros ou outro familiar para fazer o mesmo por elas.
Você, mãe, pode estar se achando acima do peso, pode não gostar do coque nos cabelos ou de estar sem maquiagem, mas seus filhos, acredite, não se importarão com isso no futuro! Você, mãe, pode querer filmar ou fotografar momentos fofos, engraçados, felizes, viagens em família ou o primeiro dia de futebol ou balé da sua criança, mas pode também pedir que alguém o faça por você, para parecer que também esta lá, mais do que apenas segurando o celular, escondida. E o mesmo recado vale para você, com filhos crescidos, e que há tempos não atualiza as fotos com eles por motivos semelhantes.
Eu, muitas vezes, falo para as mães, mas o recado do dia vai também para você, marido ou companheiro dessa mãe: não espere que ela peça! Fotografe e filme você também! Tenha, assim como ela, vontade de gravar, para além da memória, os momentos em família. Veja você também a beleza dos momentos simples! A vida passa e o que fica é a fotografia, seus laços invisíveis, lembranças de dias em que todos estiveram lá e não apenas você, pai! E se puder, filme também! Poucas coisas são melhores que ouvir a voz de quem amamos quando essa pessoa não está mais aqui!
Você já havia parado para pensar nisso? Em quantas oportunidades perdeu de ter registrados os seus momentos em família? Há beleza no ordinário, nunca se esqueça disso. Não fique esperando o evento perfeito, a roupa nova, os quilos a menos. O dia mais importante da sua vida é hoje! Se for preciso vir te lembrar, novamente, como é importante que você esteja nos registros da sua família, eu o farei. E farei quantas vezes forem necessárias! Mas, por enquanto, guarde o conteúdo desse texto para ler sempre que precisar daquela sacudida ou para compartilhar com quem necessita repensar o assunto também. Tenho certeza que, se este não for o seu caso, você certamente conhece alguém como eu descrevi acima. E se precisar de uma mãozinha para ter todos juntos ou só você e as crias nas fotos, estarei sempre aqui para te ajudar.
Fotografia é para o futuro. E lembre-se: toda memória importa! Esteja no futuro dos seus filhos quando tudo que restar forem apenas as lembranças! E me conta, você tem aparecido nas fotos?

 

(*) Débora Guimarães é jornalista e fotógrafa