Uma das recentes iniciativas de destaque da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços (Acimon), em parceria com o Sebrae Minas, e que abre frentes para o desenvolvimento econômico de João Monlevade em várias áreas, é a Agenda Viva – Plano de Metas para João Monlevade. Construída de forma paritária entre setor público, setor produtivo e sociedade civil, ela foi entregue oficialmente ao município em abril de 2023, como um presente de aniversário para a cidade.

Criada através de um Fórum de lideranças com uma visão de futuro para João Monlevade, a Agenda Viva envolveu diversas entidades locais. Reuniões tiveram início ainda em 2021 com a realização de um diagnóstico sobre a situação do município e de oficinas para análises, elaboração de estratégias, além de encontros para validação das propostas apresentadas. Como resultado dessa iniciativa foi criada a Agenda Viva que está disponível nas versões impressa e digital.

Ela foi desenvolvida com base na abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), criada pelo Sebrae Minas para articular todos os componentes necessários ao progresso do município. O plano para João Monlevade tem metas de médio a longo prazo, tendo como horizonte, o ano de 2032.

 

Criação da Secretaria de Desenvolvimento

 

A primeira meta da Agenda Viva colocada efetivamente em prática foi a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, que iniciou suas atividades neste ano. Desejo antigo da classe empresarial, o objetivo é que a Secretaria fosse um marco no crescimento de Monlevade, ao proporcionar maior geração de riquezas, emprego, renda e consequentemente melhoria de qualidade de vida da população local. A pasta é fruto de muita articulação da Acimon com o setor público municipal.

A reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Monlevade (Codemon), outra meta da Agenda Viva, está prestes a se tornar realidade na cidade, aguardando votação na Câmara Municipal para que se torne deliberativo. O estímulo à geração de novos empreendimentos também é meta da Agenda, estando a Incubadora de Empresas em processo contínuo de melhoramento. Semanalmente, a Acimon tem uma agenda de trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para acompanhar o andamento de cada projeto listado pela Agenda Viva.

Eixos temáticos

O desenvolvimento da Agenda Viva ocorreu a partir de cinco eixos temáticos que são: Inserção Competitiva; Capital Empreendedor; Tecido Empresarial; Governança para o Desenvolvimento e Organização Produtiva.
A Agenda Viva é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre esses, a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e bem-estar, redução das desigualdades e promoção da energia limpa e acessível.

Movimento Viva Monlevade é sucesso e já faz parte do calendário de eventos da cidade

Diversas atividades, eventos e realizações gratuitas em várias áreas, para fomentar o desenvolvimento no município. Assim é o Movimento Viva Monlevade, promovido pela Acimon, em parceria com a Prefeitura Municipal e diversas instituições e empresas locais, que já faz parte do calendário de eventos anuais da cidade.

Realizado pela primeira vez em 2019, o Movimento se inspira no “Cidade Criativa, Cidade Feliz” e no Festival Hacktown, ações que acontecem em Santa Rita do Sapucaí, no sul do estado.

Passada a pandemia, o Viva Monlevade foi realizado em sua segunda edição em 2023, com mais de 80 atrações na programação, entre palestras, campeonatos esportivos diversos, seminários, workshops, debates, ciência, educação, lazer, cultura, entretenimento, arte e ações de empreendedorismo.

Após a realização, o Movimento foi homenageado pela Câmara Municipal, recebendo Moção de Aplausos. O Viva demonstra a capacidade de João Monlevade em promover eventos de grande magnitude, envolvendo toda a comunidade e oferecendo uma programação diversificada.

Em 2024, o Movimento chegou à sua terceira edição, com ainda mais sucesso. Com o propósito de promover mudanças positivas através de ações coletivas e conscientes, que melhorem a qualidade de vida da população, o Viva Monlevade também soma para elevar a autoestima e a felicidade dos monlevadenses. Além de contribuir para a criação de um senso de identidade e pertencimento à cidade.

 

Solidariedade

 

Graças à solidariedade dos participantes, foram arrecadados quase 300 quilos de alimentos durante a 3ª edição do evento, que foram entregues na sede da Apae. Essa ação reforça o compromisso do Movimento com a responsabilidade social e o bem-estar dos que mais precisam.

“A cada ano, o Viva Monlevade tem se superado, levando cultura, informação e entretenimento a diversos pontos da cidade. É um evento totalmente gratuito para a população, uma excelente oportunidade de troca de conhecimento, visando a construção de uma cidade cada vez melhor. Queremos, a cada edição, uma participação maior do monlevadense, que se sinta representado e tenha orgulho de fazer parte do movimento”.
Elizete Vidal, presidente do CP10,
comitê que organiza o Viva Monlevade


 

APOIOS SOCIAIS

Além dessas entidades, a Apae, a Colônia Bom Samaritano, a Colônia Santa Luiza de Marilac e o Lar São José também recebem doações frequentes da associação. Ao Hospital Margarida foi repassado, por duas vezes, grande quantidade de tecidos para a confecção de enxoval, além de privativos (calça e blusa) para o Centro Obstétrico e o CTI.

A Acimon, juntamente com outras associações do Médio Piracicaba, também realizou doações para famílias atingidas pelas enchentes do último ano. Foram doadas mais de 500 toalhas de banho, 600 fronhas, 200 travesseiros e 100 lençóis de solteiro, além de tintas para reforma das residências danificadas.

  

Além dessas entidades, a Apae, a Colônia Bom Samaritano, a Colônia Santa Luiza de Marilac e o Lar São José também recebem doações frequentes da associação. Ao Hospital Margarida foi repassado, por duas vezes, grande quantidade de tecidos para a confecção de enxoval, além de privativos (calça e blusa) para o Centro Obstétrico e o CTI.
A Acimon, juntamente com outras associações do Médio Piracicaba, também realizou doações para famílias atingidas pelas enchentes do último ano. Foram doadas mais de 500 toalhas de banho, 600 fronhas, 200 travesseiros e 100 lençóis de solteiro, além de tintas para reforma das residências danificadas.