O Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social (CP10) da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) se consolidou como importante ferramenta para ações que visem o desenvolvimento e a melhoria do município, a partir de diversas áreas.

Criado em 2018, o comitê é o maior programa coletivo que pensa, debate e apresenta propostas para o desenvolvimento do município nos últimos anos. Inicialmente conduzido pelo atual presidente da Acimon, David Roosevelt Linhares Júnior, atualmente o CP10 é presidido pela empresária Elizete Vidal, também diretora da Associação Comercial.

“O CP10 é o espaço onde a democracia verdadeiramente pode se manifestar. A idéia é juntar todo e qualquer cidadão interessado em fazer nossa cidade evoluir e a partir dessa força, criar projetos de senso comum para apresentar e somar às esferas responsáveis da nossa cidade”, declara David Roosevelt.

O CP10 é formado por representantes da sociedade civil e fomenta ações que pensam o futuro do município. Ou seja, a partir de uma visão e ideias plurais, a entidade busca fomentar o desenvolvimento da cidade de forma coletiva. A estratégia amplia e dá voz a diversos segmentos da comunidade para transformar João Monlevade. O trabalho é voluntário e aberto àqueles que queiram contribuir em diversas áreas temáticas.
Nos primeiros anos, o CP10 foi dividido em sete Câmaras Técnicas, reunindo representantes de entidades, empresas e instituições locais. Atualmente, o trabalho foi redistribuído em cinco Câmaras Técnicas, seguindo a abortagem DEL (Desenvolvimento Econômico Local), criada pelo Sebrae.

Dessa forma, o CP10 propõe regularmente, diretrizes e ações, além de oferecer subsídios para a formulação de sugestões, projetos e políticas de Desenvolvimento Econômico e Social, bem como o apoio à execução, o acompanhamento, avaliação e revisão dos planos, programas e projetos relativos à política de desenvolvimento econômico e social em Monlevade.

“O CP10 tem papel fundamental na estrutura organizacional da Acimon, uma vez que congrega os ideais de várias instituições, unidas em prol do desenvolvimento econômico e social de João Monlevade, ao promover melhorias efetivas na qualidade de vida. Os projetos desenvolvidos permitiram à associação comercial destacar-se como protagonista, ao pensar o município como um todo sempre em busca das melhores soluções com foco em resultado e visão de futuro. Destaco ainda o papel fundamental da Prefeitura monlevadense neste processo, de onde parte a execução da maior parte dos projetos ”.

Elizete Vidal
Presidente do CP10