O Diário Oficial da União publicou nesta semana o contrato para a duplicação da BR-381 no trecho entre Caeté e o trevo de Ravena. O governo federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), assinou contrato com a Construtora Luiz Costa LTDA, que fará as intervenções no lote 8A. A iniciativa marca o início de um projeto que promete transformar a mobilidade na região.
O trecho tem 18 KM e terá investimento de R$393,7 milhões do governo federal. O contrato inclui tanto a elaboração dos projetos básico e executivo quanto a execução das obras. A empresa contratada terá seis meses para desenvolver o projeto antes de iniciar as obras, que estão previstas para começar em abril do próximo ano. A previsão de término é abril de 2028.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, celebrou a assinatura do contrato. Em postagem numa rede social, ele destacou o avanço na duplicação da rodovia: “Assinado o contrato para a duplicação de 18 km da BR-381, entre Caeté e Ravena, o Lote 8A. Serão R$393,7 milhões em investimentos do Governo Federal, cumprindo nosso compromisso com Minas Gerais”, afirmou.
Gargalo
A expectativa de lideranças políticas da região é que essas obras tirem do papel uma demanda histórica. O local é conhecido pelos longos congestionamentos no chamado “gargalo da entrada e saída de BH”, que atrasam e complicam a vida dos motoristas que passam pelo local.
Dois lotes
Para tentar atrair as empresas na concessão da rodovia, o governo federal mudou o edital, tirando os lotes 8A e 8B, que ficam entre a capital mineira e Caeté. Após análises e compromissos firmados, a União assumiu o trecho.
Após a assinatura do contrato para o lote 8A, resta agora o lote 8B, que chega até o Anel Rodoviário de BH. Esse é considerado o mais complexo da BR-381 por envolver obras de desapropriações e reassentamentos. Esta parte do trajeto já teve edital publicado e a abertura das propostas está marcada para o dia 4 de dezembro.
Especialistas apontam que as mudanças no edital, como a retirada dos lotes 8A e 8B, do edital de licitação e assumidos pela União, foram fundamentais para deixar a concessão mais atrativa.
Também, o trabalho do Movimento Pró-Vidas da BR-381 que reúne entidades, associações regionais, comerciais e lideranças, teve papel importante na articulação com órgãos do governo para que essas medidas fossem realizadas.
Leilão
O leilão da BR-381, pela primeira vez após três tentativas, atraiu interessados. A gestora de recursos 4UM Investimentos venceu o certame no dia 29 de agosto em São Paulo. A empresa administrará a rodovia por 30 anos, e terá que investir R$9,3 bilhões.