A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou na manhã desta segunda-feira (21) o curso de Formação da Guarda Civil Municipal. Conforme a adminsitração do município, a solenidade de abertura reuniu autoridades da segurança de diversas cidades entre elas: Contagem, Ipatinga, Itabira, Santa Bárbara e São José da Lapa.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, Nozinho (PDT) comentou sobre a importância de proteger o maior patrimônio da cidade, o cidadão e as crianças. “Já inovamos com a instalação de câmeras e criação da Central de Monitoramento e esse é mais um pilar para nossa segurança. Estamos formando protetores da nossa cidade com a responsabilidade de serem exemplos de dedicação ao serviço público”, ressaltou.

Prefeito Nozinho discursa no evento e fala das ações de segurança – Acom/PMSGRA

A comandante da Guarda Civil de Contagem e presidente do Conselho de Comandantes de Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais, Anita de Carvalho,falou sobre o serviço. Ela representou todos os comandantes presentes  e afirmou que o serviço da guarda será legitimado pelos cidadãos, que confiarão no patrulhamento, para contribuir com a segurança pública.

Agilidade na implantação

O comandante da Guarda Civil Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Levi Sampaio destacou a implantação da guarda no município. Em seu discurso, ele falou da celeridade com a qual o processo de instalação da Guarda está sendo levado na cidade. O grupo já começa com Plano de Carreira instituído e toda a logística em andamento para seu funcionamento.

O delegado da Polícia Civil, Diogo Luna Moreira abordou o trabalho em rede dos agentes de segurança. Ele destacou as ações em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social que farão um trabalho contínuo para “emancipar pessoas” e garantir a qualidade de vida dos cidadãos.

O evento contou também com a participação da Banda da Guarda Civil de Contagem, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), consultores em segurança, Bombeiros e Polícia Militares.