O tênis de mesa brasileiro arrasou na estreia do Parapan de Santiago. Foram 42 vitórias em 51 partidas disputadas. A cerimônia de abertura e as competições têm transmissão ao vivo no site dos organizadores do Parapan.

Entre os mesatenistas que brilharam nesta quinta (16) está Paulo Salmim, que avançou às semifinais da classe 7 (andantes) ao somar três vitórias por 3 sets a 0. Salmim estreou superando o colombiano Miguel Castro, depois bateu o argentino Aleksy Kaniuka e, na última partida, levou a melhor sobre o panamenho Francisco Xavier Córdoba. O brasileiro voltará a competir no sábado (19).

A delegação brasileira conta com 26 atletas no Pan de Santiago, de olho na classificação para a Paralimpíada de Paris. Quem vencer no individual e conquistar a medalha de ouro, de quebra carimba vaga nos Jogos de Paris no ano que vem. Na disputa de duplas, o desempenho no Parapan conta pontos para o ranking mundial, que vale de parâmetro para a conquista da vaga.

No tênis de mesa paralímpico, os atletas são divididos em 11 classes diferentes (dez para deficiência física e uma para intelectual). No caso das classes de deficiência física, quanto maior o número, menor o comprometimento físico-motor do atleta. As classes de 1 a 5 contemplam os atletas cadeirantes, enquanto as que vão de 6 a 10 são as dos mesatenistas andantes.

Confira AQUI todos resultados dos mesatenistas brasileiros nesta quinta (16) no Parapan de Santiago.

Saiba mais

O tênis de mesa, também chamado de ping-pong, foi criado na Inglaterra, no século XIX. É um dos esportes mais populares do mundo, com uma estimativa de 300 milhões de praticantes em todo o mundo.

O jogo, que é uma adaptação do tênis de quadra, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a mesa. O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo (a mesa). Assim, o atleta vencedor é aquele que obtém mais pontos dentro do número de sets em disputa.