As Eleições Municipais de 2024 serão no próximo domingo (6) e, para os eleitores, uma das formas mais práticas de se identificar no dia da votação é por meio do aplicativo e-Título. O e-Título pode ser baixado até um dia antes da eleição, ou seja, até 5 de outubro. Após essa data, o download não será mais possível.  No dia seguinte à votação, o acesso volta a ficar disponível normalmente.

O app funciona como uma versão digital do título de eleitor, substituindo a necessidade do documento físico no momento de votar. Inclusive, se o eleitor tiver biometria cadastrada, não precisa levar outro documento. Além disso, facilita o acesso às informações eleitorais e dados pessoais do eleitor.  A Justiça Eleitoral pede que o e-Título seja baixado com antecedência, devido à formação de “filas virtuais”. “Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos”, diz a entidade, em nota.

Como utilizar 

Para votar, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto, mas o e-Título, quando devidamente atualizado e com foto, já é suficiente para a identificação. Por isso, é fundamental que os eleitores que ainda não possuem o aplicativo o baixem o quanto antes, garantindo que seus dados estejam acessíveis de maneira digital e segura.Aém disso, ele oferece também serviços como consulta do local de votação, situação eleitoral e emissão de certidões de quitação eleitoral.

Passo a passo

O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O eleitor deve baixar o aplicativo e cadastrar: Nome, Data de nascimento, Número de inscrição (título de eleitor), CPF e Filiação. Quem usa o aplicativo precisa preencher perguntas de segurança e criar uma senha de 8 a 70 caracteres alfanuméricos. Após a inserção dos dados e validação das informações, o documento ficará disponível para o eleitor. “Se você ainda não possui o e-Título, garanta já o aplicativo no seu smartphone e esteja preparado para exercer o seu direito de voto nas Eleições Municipais de 2024”, informa a Justiça Eleitoral.