A UEMG Unidade João Monlevade celebra nesta quinta-feira (26), 18 anos desde a sua implantação ao município. A universidade contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de um ensino de qualidade para a população.

A instituição de ensino superior  foi  fundada em 2006, ocupando a estrutura da antiga E.E. Padre Drehmanns, no bairro Baú. Inicialmente oferecia os cursos de engenharia Ambiental e Engenharia de Minas, a instituição expandiu-se ao longo dos anos, introduzindo novos cursos e construindo um novo prédio em 2010.

A construção de um novo prédio em 2010, em parceria com a Prefeitura, permitiu o aumento gradual de estudantes, professores e funcionários. Já em 2013, a instituição recebeu o Centro de Tecnologia (CTec), consolidando o crescimento da unidade e oferecendo novos laboratórios especializados.

Em 2022, a instituição passou a ofertar os cursos de Engenharia Mecânica e expandiu Engenharia Civil para Guanhães. Atualmente, a universidade oferece cinco cursos de graduação em engenharias: civil, mecânica, metalúrgica, minas, ambiental, atendendo cerca de 800 alunos com 78 professores e 26 funcionários.

Apesar de ter enfrentado vários desafios ao longo dos anos, a instituição é elogiada por seu papel crucial no desenvolvimento econômico, científico e social de Minas e do  país, transformando vidas e promovendo educação de qualidade na região.