A equipe de xadrezistas do Colégio Cesp participou, no último fim de semana, do III Festival Internacional de Xadrez Open Caraça de Catas Altas, representando a cidade de João Monlevade. Miguel Coura, de 11 anos, aluno do 7º ano, sagrou-se campeão absoluto escolar na categoria sub 14, obtendo a primeira colocação no pódio, após conquistar todas as cinco partidas jogadas.
No Torneio Amador, Miguel foi, novamente, campeão sub 14. Na colocação geral, disputando com vários bons jogadores adultos e mestres, ele obteve a honrosa colocação de 13º lugar. Também participaram do campeonato os alunos do Cesp, André Barros Barcelos e Davi Bretas Fagundes. O Colégio Cesp oferece aulas extracurriculares de xadrez, sendo os estudantes acompanhados e orientados pelo professor Charles Aguiar.
“O xadrez, mais do que um jogo, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos. A prática regular do xadrez contribui para aprimorar o raciocínio lógico, a memória, a concentração e a capacidade de planejar e tomar decisões. Parabenizamos todos os nossos alunos participantes e agradecemos o apoio do professor Charles Aguiar e familiares, que têm um papel crucial nesse processo. O Colégio Cesp continuará incentivando o envolvimento dos alunos em atividades extracurriculares, reconhecendo que elas são parte integrante da formação de indivíduos completos, preparados para os desafios futuros”, declarou a diretora pedagógica, Fabiane Lima.
Saiba mais sobre o xadrez:
O xadrez pode ser uma ferramenta pedagógica valiosa para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, além de ser um esporte saudável:
Estimula a organização de ideias, a imaginação, a antecipação, o espírito de decisão, o autocontrole e a disciplina.
Contribui para o desenvolvimento do pensamento estratégico.
Pode ser relacionado com diversas disciplinas, como Matemática, Artes, História e Geografia.
Pode ajudar a desenvolver a relação ensino-aprendizagem.
Pode ser uma atividade integrada, mas mantendo o apelo lúdico.