(*)Clésio Gonçalves
Nesta semana, enviei para a reciclagem, 44 anos de vida pública e profissional. Explico. Em breve, terei que mudar para um apartamento menor. Em função disso, mandei para a Atlimarjom, após separar alguns exemplares como arquivo, vários materiais que produzi ao longo de quatro décadas e meia dedicadas à vida pública e profissional.
São cartilhas, revistas, folders e demais impressos que testemunharam minha jornada, desde os primeiros passos como presidente do Grêmio Estudantil do antigo Centec; no Núcleo Local de Emprego; na Fundação Municipal do Bem Estar do Menor; na Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Minas Gerais; na Nordin Representações; na Minas Mercantil e Técnica; na Câmara, enquanto vereador em João Monlevade; na Click Ideias; na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade; na Prefeitura de Sabará e, atualmente, no Instituto Solar e na Coordenação do Movimento Pró-Vidas da Br-381.
Durante esse tempo todo, tive o privilégio de contribuir e servir em diversas entidades. Inclusive, me orgulho da bonita homenagem que recebi da Diretora Técnica da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, pelo trabalho que fizemos à frente da Funbem em Monlevade e do Diploma de Honra ao Mérito, aprovado por unanimidade pelos vereadores, pelo meu mandato como presidente da Câmara Municipal.
Também me orgulho dos projetos: Cidadão Legal, (está na 30° edição); Fórum de Cidadania; a Cartilha do Cidadão de Monlevade e em mais 26 cidades do Estado; de ter feito a Cartilha do Legislativo em João Monlevade e em outras 70 cidades mineiras. Isso, além dos Guias Ser Saudável; Prevenção Sempre é o Melhor Remédio; Guia e Projeto Salvando Vidas; Guia e Projeto Todos Pela Vida; Cartilha Orientar; Guia Br-381 e Vias Alternativas; A Campanha Pra Se Evitar Acidentes na Br-381, às vésperas do carnaval de 2011 e, por fim, por ter criado o Movimento Pró-Vidas Da Br-381 em 2022.
Cada uma dessas ações foi uma experiência, aprendizado motivo de orgulho. Afinal, são campanhas educativas que ajudaram a tornar as comunidades mais conscientes e seguras. Elas refletem nosso compromisso com o bem-estar coletivo e a crença de que juntos podemos fazer a diferença.
E justamente por isso, não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas que estiveram ao meu lado ao longo desses anos. Nenhum feito é alcançado sozinho; é o trabalho em equipe que transforma ideias em realidade e desafios em conquistas. Meu profundo obrigado a cada um que caminhou comigo e compartilhou dos ideais em cada um dos projetos desenvolvidos.
Continuarei comprometido com causas que fazem a diferença e com o legado de serviço público e privado, que construí com tanto carinho. Que esta jornada inspire outros a seguirem em frente com determinação e paixão por um mundo melhor.
(*) Clésio Gonçalves é diretor do Instituto Solar, ex-presidente da Câmara de João Monlevade e ex-assessor de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade