Os vereadores de João Monlevade aprovaram na reunião de quarta-feira (3), em turno único, dois projetos de lei que tratam da denominação de praças no município. As matérias são de autoria do vereador Marquinho Dornelas (Republicanos).

O primeiro projeto, de nº 1.479/2024, denomina a praça localizada à rua Vitória, em frente à rua João Pessoa, no bairro Satélite, como “Elpídio Pereira Cardoso”. De acordo com Dornelas, a denominação tem como objetivo homenagear um dos primeiros moradores do bairro Satélite, reconhecendo sua contribuição à comunidade.

Conforme o projeto, o senhor Elpídio é natural de Prudente Morais mas chegou a João Monlevade ainda novo. Trabalhou na Belo Mineira e foi um dos primeiros moradores da rua Recife, Bairro satélite. Ativo nas demandas da comunidade, participou da fundação do Lemas (o Redondo) na Praça Minas Gerais. Ele era casado, e pai de três filhos. Faleceu aos 49 anos em 1986.
O segundo projeto, de nº 1.483/2024, denomina a praça a ser construída na área localizada na rua Tupiniquins, em frente à casa nº 09, no bairro Santa Cruz, como “Itagiba Vieira Nascimento”. A matéria, segundo Marquinho, visa homenagear o senhor Itagiba, um dos primeiros moradores da rua Tupiniquins, reconhecido por seu envolvimento comunitário e esportivo.
Conforme justificativa, o senhor Itagiba é natural de São Domingos do Prata e foi casado com Maria Vicência com quem teve quatro filhos. Fundador do Industrial Futebol Clube e do time de futebol feminino do bairro. Ele faleceu no ano de 1985. Agora, os textos seguem para o Executivo para serem sancionados.

Projetos de meia-entrada

Em seguida, os parlamentares votaram em segundo turno e redação final, o projeto de lei nº 1.467/2024. Ele é  de iniciativa do vereador Gustavo Maciel, que institui a meia-entrada para professores em eventos culturais, estádios, teatros, sessões de cinema, shows e outros, no município de João Monlevade.

Também aprovado em segundo turno, o projeto de lei nº 1.471/2024. A matéria de iniciativa do vereador Fernando Linhares (Podemos) institui a meia-entrada para representantes das forças de segurança nos mesmos eventos.  A proposta  beneficia Policiais Civis, Policiais Militares, Policiais Rodoviário Federal, Policiais Penais, Guarda Municipal e Bombeiro Militar e recebeu emenda da Comissão de Legislação e Justiça e Redação.

Dessa forma, durante a discussão das matérias os autores destacaram a importância da proposta para valorizar as classes.

Primeiro turno

Em primeiro turno, os vereadores  aprovaram o projeto de lei nº 1.476/2024. De iniciativa do Executivo, ele dispõe sobre a Ratificação da Terceira Alteração do Protocolo de Intenções da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – MG (ARISB-MG).

Assim, o Executivo informa que a proposta de alteração recebeu aprovação na 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2024 da Agencia Reguladora, emm maio deste ano. Por isso, necessita ratificação por Lei Municipal.