No mês de maio, o lutador monlevadense John Maycon dos Santos já havia expandido sua galeria de medalhas douradas. Naquele mês, ele participou do Campeonato Internacional Salvador Fall IBJJF de jiu-jitsu, realizado em Salvador, com mais de 3 mil atletas de todo o país. John Maycon foi o vencedor nas categorias super pesado com quimono e sem quimono.
No fim de semana da conquista, o atleta expressou sua satisfação com o resultado: “Estou voltando para casa com sentimento de dever cumprido. Fiz ótimas lutas e vejo que minha dedicação ao esporte tem trazido retorno! Agradeço especialmente aos meus patrocinadores: Araújo Sports, Sicoob Credimepi, RPA Alimentos, UniCesumar, Cuida’re, Clínica Regenius”.
O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
Esta é uma arte marcial difícil, porque exige movimentos complexos, rápidos e não são permitidos socos e chutes.
Os praticantes veem no jiu-jítsu não apenas um esporte ou uma forma de defesa pessoal, mas uma filosofia de vida. Isso ocorre porque, além de treinar o corpo, os atletas do jiu-jítsu também treinam a mente, já que a sua prática se baseia em princípios. Um dos seus princípios mais importantes é a humildade.
O nome jiu-jítsu significa “arte suave”, porque é formado pelas palavras “ju”, que significa suavidade, e “jutsu”, que significa arte.