A operação de trânsito para coibir a prática dos “rolezinhos” deu mais resultados em João Monlevade. A Polícia Militar apreendeu duas motocicletas na madrugada deste domingo (25) na avenida Getúlio Vargas, no bairro Carneirinhos. Conforme a corporação, os dois veículos tinham as placas levantadas e não possuíam retrovisores. Também foram lavrados cinco Autos de Infração de Trânsito (AITs).
Os “rolezinhos” tornaram-se uma prática perigosa em várias cidades brasileiras durante as festas de fim de ano em 2023. Motoqueiros faziam manobras em seus veículos barulhentos, roubando o sossego dos moradores e colocando em risco os transeuntes. Desde então, a Polícia Militar tem redobrado as ações repressivas, apreendendo as motos usadas para cometer essas infrações.
Rolezinhos
Um encontro de jovens que se reúnem em grandes grupos em locais públicos, como shoppings, parques e praças, para se divertir, fazer amigos e interagir. Esse fenômeno ganhou repercussão no final de 2013 e início de 2014, e foi marcado por discussões e reações sociais e jurídicas. Os jovens organizavam os encontros por meio das redes sociais e a ideia era protestar contra a falta de áreas de lazer fora dos grandes centros urbanos.
Um evento em que motociclistas e condutores de automóveis se reúnem para fazer manobras em vias públicas, normalmente em locais não apropriados. Esse tipo de evento é comum durante as celebrações de Natal e Ano Novo, e é conhecido como “rolezinho do grau”.
Infração
- Multa de R$ 293,47
- Perda da permissão de dirigir por 2 a 8 meses
- O artigo 308 do CTB também prevê penas para quem participar de corridas, disputas ou competições automobilísticas não autorizadas, ou para quem demonstrar perícia em manobras de veículo automotor. As penas para essas situações são:
- Detenção de 6 meses a 3 anos
- Multa
- Suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir.
A Polícia Militar conta com o apoio da população para denunciar a prática de rolezinhos. As denúncias podem ser feitas através do 190.