Na última semana, a Prefeitura de João Monlevade estendeu o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU) e da UBS Dr. Nélson José Fagundes. O objetivo foi disponibilizar consultas médicas para as comunidades dos bairros Loanda e Novo Cruzeiro para zerar demandas reprimidas.
Na quarta-feira (15), conforme a administração, foram efetuadas 40 consultas das 17h às 21h, distribuídas em três equipes médicas. Também foram ofertadas quase 20 vagas de coleta de citopatológico (exame de rastreamento do câncer do colo do útero), totalizando mais de cinquenta atendimentos.
A gerência do Centro Social Urbano ainda informou que houve um aproveitamento de mais de 80% das ofertas de consultas que estavam reprimidas. “Além disso, foi realizado um momento informativo sobre hipertensão e diabetes para os pacientes que aguardavam atendimento”, diz a administração.
UBS Dr.José Nelson Fagundes
O mesmo trabalho aconteceu na terça-feira (14) na Unidade Básica de Saúde Dr. José Nelson Fagundes no Novo Cruzeiro. Ao todo, foram ofertados 20 atendimentos. Para a gerente do Centro Social Urbano, Letícia Ábdon Caldeira, a extensão dos horários foi de grande importância.
A medida permitiu mais proximidade com a população e um trabalho mais dinâmico entre as equipes. “O mais importante é que, de forma geral, foi possível perceber a satisfação da população com o atendimento e com a disponibilidade de horário. Sem dúvidas, foi de muito proveito”, destacou Letícia.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de João Monlevade, Raquel Paiva Drumond, as consultas em horário alternativo são imprescindíveis para boa parte da população. “Além de atender a demanda espontânea dessas unidades, é também uma oportunidade para as pessoas que trabalham durante todo o dia e só conseguem estar na unidade no horário noturno”, salientou a secretária. O atendimento estendido, conforme a gestão municipal, só ocorreu nas duas unidades. Por enquanto, não há outras unidades e ou dias agendados para a ação.