A Fusão Ligas Comércio e Indústria realizou, nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto de 2025, a terceira edição da sua colônia de férias institucional, um dos projetos sociais mais significativos da empresa. O evento foi sediado na Casa do Saber, em Rio Piracicaba (MG), e contou com a participação de mais de 1.200 crianças e 60 voluntários, além de equipes terceirizadas e parceiros institucionais.

A ação envolveu estudantes da rede pública das cidades de Rio Piracicaba, João Monlevade e Bela Vista de Minas, localidades que possuem vínculo direto com as operações da Fusão Ligas, e que fazem parte da área de atuação estratégica da empresa.
“Educar é semear valores
que florescem por toda a vida”.
Essa frase define bem o propósito da colônia de férias, que alia diversão, educação e conexão com valores humanos ao forte compromisso com o desenvolvimento social.
Casa do Saber e a futura Fundação
A Casa do Saber é um espaço integrativo construído pela empresa com viés educacional, social e formativo, e tem sido o coração das ações sociais da Fusão Ligas. Com o lema “Servir para Ser Servido”, o local é parte do projeto da Fundação em fase de criação pela empresa, que será dedicada exclusivamente a iniciativas comunitárias, com foco em educação, cultura e transformação social.

Programação e envolvimento da comunidade
Foram três dias intensos de atividades lúdicas, educativas e inspiradoras, baseadas em três pilares essenciais:
- Zelo
- Respeito
- Gratidão
Além das dinâmicas recreativas, o evento contou com a palestra educativa do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ministrada pela Polícia Militar, fortalecendo o diálogo com a cidadania e com a construção de valores nas crianças.
Ao todo, mais de 26 profissionais terceirizados também atuaram nas áreas de animação, recreação com brinquedos, pintura facial, distribuição de pipoca, picolé e algodão doce — todos trabalhando com dedicação e carinho para oferecer experiências inesquecíveis às mais de 1.200 crianças presentes.
“Foram três dias de muita conexão com valores, muita diversão e união entre pessoas, conectando comunidades em um só propósito: Servir para Ser Servido.”
Crescimento, missão e legado

Atualmente, a empresa investe de forma contínua em inovação, ESG e desenvolvimento humano, com o objetivo de se tornar a maior empresa do Brasil em seu segmento. Esse compromisso foi reconhecido em 2025 com o selo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais, resultado de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e com propósito.
“Seguimos o propósito de construir a Maior empresa do Brasil em processamento de coprodutos para Siderúrgicas, Mineração, Petroquímica e Minerais para utilização no Agro”.
Agradecimentos especiais
A Fusão Ligas agradece, de forma especial, ao SEVOR, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar e às Secretarias de Educação dos 3 municípios, voluntários e prestadores de serviços, pelo apoio, parceria e dedicação na realização. A contribuição de cada um foi essencial para o sucesso do projeto e para a segurança e alegria das mais de 1.200 crianças atendidas.

Memória e Inspiração

Esse projeto também homenageia a memória de Arnaldo Magno da Silva (in memoriam) — homem simples, visionário e movido por um dom raro: servir ao próximo.
Mais que palavras,
deixou propósito. Seu legado segue sendo perpetuado.










