O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, termina na próxima quarta-feira (8). O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Conforme a Justiça Eleitoral, caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar no dia 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O cadastro somente será reaberto após as eleições, no mês de novembro.
O eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais, não só fica sem votar. A pessoa pode ter dificuldades para uma série de ações, como emitir passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou mesmo receber benefícios sociais do governo.
Documentos necessários
Para tirar o título pela primeira vez, o futuro eleitor deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral com um documento de identificação, preferencialmente com foto. A pessoa do gênero masculino que solicitar seu primeiro título deve obrigatoriamente apresentar o certificado de alistamento militar.
Se o atendimento for para transferência de domicílio eleitoral, a pessoa deve levar ainda o comprovante de residência ou de vínculo com o município no qual deseja votar, que podem ser também: afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade. O Cartório Eleitoral em João Monlevade fica à rua Florianópolis, 181, bairro Nossa Senhora da Conceição. O telefone é: (31) 3010-9494.