Segundo a Prefeitura, o cronograma do recolhimento está sendo seguido normalmente

Não é difícil andar por João Monlevade e se deparar com sacos de lixo amontoados em esquinas de ruas e avenidas. Isso ocorre nos bairros e também na região central.

O A Notícia costuma receber queixas sobre acondicionamento incorreto dos detritos, longos períodos sem recolha ou sacolas deixadas para trás. Os problemas acontecem em pontos variados da cidade, com maior recorrência em alguns deles, como as avenidas Armando Fajardo e Castelo Branco.

Segundo os moradores e funcionários de empresas, as sacolas costumam ser rasgadas por animais, o que provoca o espalhamento do lixo, que acaba por não ser recolhido pelos coletores.

Exemplos e reclamações

Um exemplo disso está no trecho próximo à rua Eduardo Dias da avenida Armando Fajardo, no bairro Loanda. Segundo um morador, dezenas de sacos de lixo são constantemente abandonados sobre a calçada, e muitos se rasgam, espalhando o lixo.
A grande quantidade de sacolas sobre o passeio impede o livre fluxo dos pedestres e espalha um odor desagradável. Para piorar, a pilha fica logo ao lado de um ponto de ônibus, aumentando o tormento sobre o já supliciado passageiro.

Outra reclamação recorrente é quanto à coleta dos grandes contentores de lixo adquiridos pela Prefeitura e colocados em pontos estratégicos da cidade. Os cidadãos afirmam que apenas as sacolas do topo são recolhidas, enquanto as do fundo permanecem durante semanas dentro dos baldes gigantes, decompondo-se, exalando mau-cheiro e servindo como criadouro de insetos.

Reuniões

O assunto já foi pauta da Câmara Municipal e de reunião do prefeito Laércio Ribeiro (PT) e da vice Dorinha Machado (MDB) com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A esquina da rua Ayres Quaresma com a avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Sete, em Carneirinhos, é outro ponto em que frequentemente são observados entulhos de lixo.

Prestação do serviço

O contrato da empresa Liarth para a coleta de lixo domiciliar em João Monlevade termina no fim de 2025. A informação é da Prefeitura, que afirma ainda realizar constantes reuniões com a prestadora para alinhar mudanças e melhorias na execução do serviço.
Segundo a administração municipal, o cronograma do recolhimento está sendo seguido normalmente. No entanto, o Executivo reconheceu que alguns atrasos na coleta podem ocorrer em decorrência do trânsito, de pequenos incidentes e de outras ocorrências imprevistas no dia a dia da cidade.

O Executivo municipal afirma que as reclamações são “pontuais”, ou seja, esporádicas, vindas em sua maioria de regiões diferentes da cidade. Conforme a Prefeitura, a população pode apresentar suas queixas diretamente com a empresa ou com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através do telefone (31) 3859-0683.