João Monlevade recebeu duas notícias que preocupam o cenário econômico. Na última quinta-feira (6), a ArcelorMittal anunciou o cancelamento da expansão da Usina de Monlevade. Na segunda-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que fará taxações de 25% sobre importações de alumínio e de aço naquele país, o que gerou preocupações em todo o setor siderúrgico mundial. A medida pode encarecer os produtos e diminuir a compra pelos EUA, um dos maiores consumidores de aço do planeta.
Questionado pelo A Notícia, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), falou pela primeira vez sobre o cancelamento dos planos de expansão da Usina em Monlevade. O chefe do Executivo disse que vê com tristeza e preocupação essa decisão que impacta diretamente na queda de arrecadação de impostos no município. “Eu vejo com tristeza e preocupação o cancelamento da expansão da Usina de Monlevade”, afirmou.
O prefeito citou algumas das ações que aumentam a preocupação. “Ainda temos muitos serviços em andamento e muitos para serem implementados, inclusive algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal que irão começar em breve e vão condicionar o aumento de gastos pela Prefeitura para sua manutenção. Estou preocupado e já estamos buscando outras fontes de receita e diversificação econômica”, afirmou.
Esperança
Porém, ele também ressaltou que vê outras maneiras de diversificação econômica e contribuição para a geração de novas receitas para o município. “Acredito que a vinda do IFMG vai contribuir para a geração de novas receitas para o município. Além disso, já estamos pensando em outras medidas para atrair empresas para a cidade”, declarou.
O prefeito também falou sobre as medidas anunciadas pelo presidente norte americano Donald Trump (Republicanos). “As medidas do Trump vão interferir, como já estamos vendo. Mas estou esperançoso com a negociação que está sendo feita pelo Governo Federal, para que a produção anual continue nesses índices”, afirmou Laércio.